O conteúdo, cada vez mais, é o centro do marketing digital. É notório o crescimento do conteúdo corporativo nas redes sociais para que seu público perceba o quanto sua empresa é expert no segmento em que atua.
- Infográficos – um bom infográfico, criativo e bem organizado informa algo detalhado do seu mercado ou produto e de uma forma visual diferente, que prende a atenção do seu leitor.
- Guias de “como fazer” – demonstre seu expertise em assuntos específicos e crie um guia com fotos e passo-a-passo de como utilizar seus produtos ou serviços.
- Vídeos – funciona perfeitamente em redes sociais e te aproxima do seu cliente. Mostre sua personalidade e informe detalhes que são difíceis de entender quando é utilizado somente a escrita. O vídeo é o complemento ideal para campanhas e demonstrações de algo importante da empresa.
Testemunhos – um bom depoimento de algum cliente gera naturalmente mais confiançae empatia com sua empresa. Utilize a experiência de seus principais parceiros e faça com que seus leads tenham ainda mais segurança em adquirir seu produto/serviço. Coloque testemunhas nas redes sociais, em seu site e sempre agradeça esta aliança de vocês. - Estudos de casos – evidencie o sucesso de um projeto bem executado. Demonstre toda a atenção que você deu ao seu cliente e mostre ao mercado seus maiores valores e o quanto sua empresa pode ajudá-los.
- Newsletter – envie para os leads ou para as pessoas que já tem um certo relacionamento com sua empresa. Crie conteúdo específico para este público.
- Podcasts – versáteis e adaptáveis a smartphone, tablets e notebooks, esta ferramenta possibilita contar estórias fascinantes de sua empresa, entrevistas com personas interessantes e detalhes dos seus produtos/serviços.
Ok. Mas qual a mecânica para eu inserir minha empresa na web e divulgar conteúdo correto ao meu público?
Este “novo marketing” faz parte do cotidiano das pessoas e consequentemente é o caminho certeiro para atrair a atenção das empresas e consumidores. Somos formadores de opinião, precisamos de informações constantes de qualidade para não ficar para trás. E para que o projeto de marketing de conteúdo de sua empresa dê certo, é preciso ORGANIZAÇÃO e PLANEJAR duas etapas iniciais:
1) Trace o objetivo a ser conquistado. Quais resultados pretende com esta estratégia? Você quer aumentar o know-how de sua marca, aproximar-se de seu público ou aumentar o número de seguidores? Como o conteúdo se encaixa nesse objetivo? Uma boa abordagem é produzir conteúdo com o qual o cliente se identifique e envolvê-lo até que ele entenda que existe uma solução, que é contratá-lo.
2) Planejamento. Pesquise as preferências e interesses de seu cliente, conheça a fundo seu mercado, verifique as ações da concorrência e quem são seus clientes potenciais. Defina os “personas”, ou seja, quem serão os leitores de suas publicações. Utilize uma linguagem próxima, como se estivesse conversando com eles. Faça uma planilha com os assuntos que sua empresa pretende divulgar. Esteja atento às notícias do mercado em que atua e quais assuntos seu cliente busca na internet. Faça uma lista de temas pertinentes à sua empresa e comece a traçar a estratégia de divulgação: quantos posts por semana, quais os melhores horários, quando divulgar notícias ou novidades. Depois da publicação, acompanhe as métricas e saiba o que realmente faz sucesso ou não com seu público. É preciso planejamento antes, durante e depois das publicações. DICA: cada ferramenta (Facebook, Twitter, Google Plus, LinkedIn, etc) tem sua própria linguagem. Adeque-se e dê um tiro certeiro!
É preciso ser inteligente e atualizado para entender que seus clientes, independente do ramo de atividade em que você atua, gostam de ficar por dentro dos acontecimentos, querem comentar, compartilhar, fazer sua parte na sociedade. Estamos na era da informação rápida e precisa, por isso, conteúdo de qualidade aumenta e muito a empatia, respeito e confiança com sua empresa. Bom para a população, mais exigente e inteligente; bom para as empresas, que aumentam seu know-how com menos custo e mais abrangência.
FONTE: midiatismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário