sábado, março 29

Sistema desenvolvido em SC permite gestão inteligente da energia solar

Dispositivo desenvolvido no estado alterna como fonte rede e painéis fotovoltaicos. Foto: Divulgação


A catarinense IValorTec desenvolveu uma tecnologia  com o objetivo de tornar mais inteligente e econômica a geração de energia solar por consumidores e empresas. O Sistema Fotovoltaico Inteligente permite a gestão da energia, alternando entre a rede de distribuição e a energia solar. O sistema foi desenvolvido dentro do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Celesc, e está instalado na Estância Hidromineral Santa Rita de Cássia, em Rancho Queimado. Possui dois painéis com 60 placas fotovoltaicas e 48 baterias que, carregadas com a energia solar gerada, possuem uma autonomia de até 4 horas.
O coordenador do projeto na Celesc, Pablo Cupani Carena, destaca que a pesquisa e desenvolvimento estão em fase final. "Já está pronta a parte da instalação física, estamos com 28kw pico instalados, dois conjuntos de placas e banco de baterias".
A coordenadora do projeto na IValorTec, Priscila Braun, explica que o sistema vai ser capaz de identificar a disponibilidade de energia de duas fontes distintas - a da concessionária e a do sistema fotovoltaico - e decidirá qual fonte utilizar. "A decisão pode ser tomada em função da carga que está sendo alimentada, do horário, necessidade da indústria, entre outros", destaca.
A ideia é reduzir os gastos com energia e garantir que as cargas sejam alimentadas em caso de falha ou falta de energia pela concessionária. "Com o sistema inteligente em operação, por exemplo, um circuito da indústria poderá ser alimentado pela energia da concessionária e um segundo circuito com energia provida pelo sistema fotovoltaico", explica Priscila. "A disponibilidade de energia do sistema fotovoltaico é garantida devido à existência de um banco de baterias, dimensionado para operar por 4 horas".
"O sistema já está em operação, o que falta é fazer uma análise dos dados para direcionamento dessa energia para circuitos prioritários" , destaca Carena. O projeto começou em julho de 2012 e envolveu 10 pesquisadores da IValortec e três da Celesc. A previsão é que termine em junho deste ano. "Os próximos passos são testar na indústria Santa Rita e finalizar o software de inteligência com interface gráfica para monitoramento do sistema", completa Priscila.


FONTE: inovaçãotecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário