Tema das principais discussões do momento, o Big Data é a promessa da realização do sonho das companhias de obterem grandes quantidades de dados estruturados, que proporcionem métricas para direcionar esforços e investimentos. O conceito tem como proposta capturar dados e analisá-los, revelando importantes diretrizes, que podem gerar redução de custos e proporcionar ganhos em termos de eficiência.
As grandes vantagens desse mercado estão relacionadas à possibilidade de construir estratégias de negócios, mantendo atualizadas informações que podem ser transformadas em ferramentas de planejamento, bem como auxiliar na definição do budget e direcionar as campanhas de marketing, além de prestar suporte à área de vendas, engajar todos os públicos da organização e mensurar todos os aspectos do negócio da empresa.
As perspectivas de crescimento do Big Data, incluindo software, hardware e serviços, são otimistas. Segundo a IDC Brasil, esse mercado movimentará no Brasil este ano US$ 285 milhões. Entretanto, ainda existe um longo caminho a ser percorrido, com muitos desafios tecnológicos e não tecnológicos a serem superados, para que esse atinja sua maturidade.
As principais discussões sobre o tema são: como identificar o Big Insight, que nada mais é do que a informação certa e na hora certa; como lidar com o Big Data para obter vantagens competitivas; os impactos do big data no armazenamento do centro de dados; e como evitar o Big Trash para garantir a validade das informações obtidas.
FONTE: zerodistance.cio
Nenhum comentário:
Postar um comentário