Você sabia que a forma com que a tecnologia evoluiu demonstra que a educação será fortemente influenciada pelas novas tendências? Entenda
Muitos acreditam que o próximo passo é integrar o aprendizado à tecnologia
Um assunto muito discutido atualmente écomo a educação pode aproveitar a evolução da tecnologia para melhorar a experiência de aprendizado. Apesar de existirem várias teorias de como isso irá acontecer (ou como já está acontecendo), analisar a maneira como a internet evoluiu ao longo dos anos fornece uma boa ideia de como esse processo irá acontecer.
A internet pode ser divida em quatro etapas: a primeira é a conhecida como a "rede", em que as informações estavam conectadas entre si. Depois, a internet evoluiu para um local sociável, onde as pessoas poderiam se conectar. Após isso, chegamos aos dias atuais: a "web semântica", onde é possível conectar conhecimento, e não simplesmente informações.
A quarta etapa ainda é desconhecida para os especialistas, porém é um consenso que estamos indo em direção a uma nova era da web. Muitos acreditam que o próximo passo é integrar o aprendizado à tecnologia.
Durante a apresentação "Learning 3.0 and the Smart eXtended Web", o professor da Universidade de Plymouth, Steven Wheeler, demonstra que existem quatro pontos em que a internet já influencia na educação. São eles: a internet aumenta a diversidade de informações, enfatiza a necessidade dopensamento crítico, incentiva o compartilhamento de ideias e, por fim, aumenta o contato entre diferentes pessoas.
Já que essas características estão presentes em algumas escolas e nas vidas de muitas crianças, é possível que as próximas tendências tecnológicas estejam estritamente ligadas à educação. Os cursos online são cada vez mais procurados e existem diversos sites e aplicativos que ajudam jovens e crianças nos estudos.
Aproveitar os benefícios da evolução da tecnologia para melhorar a experiência do aprendizado é uma das formas mais eficazes de formar cidadãos melhores e mais preparados para aproveitar o máximo da internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário