Bilinguismo, trilinguismo, monolinguismo... Termos ainda relativamente desconhecidos na cultura brasileira, mas de força imensurável pelo mundo afora. Tratam-se apenas de definições sobre domínio de idiomas. Bilinguismo é a fluência em duas línguas; trilinguismo, em três. Monolinguismo é o domínio de apenas um idioma - infelizmente, a situação que ainda é mais comum e observada no Brasil. Hoje, no entanto, é cada vez mais indispensável ouvir e falar naturalmente mais de uma língua.
Os benefícios da fluência em mais de um idioma são inúmeros. Pode-se dizer que as facilidades de comunicação com o mundo são os principais. Hoje uma pessoa com domínio de mais de uma língua tem mais portas abertas para conseguir um emprego, não enfrenta barreiras de idioma nessa rede mundial que é a internet, aproveita muito mais as viagens ao exterior, enfim a lista é longa.
Com domínio de idioma estrangeiro, a criança viaja pelo planeta no sofá da sala assistindo a programas de TV; o jovem bilíngue assimila muito mais conhecimento em seus intercâmbios culturais pelo mundo e o adulto é mais valorizado em seu ambiente de trabalho. Pesquisa recente apontou que a diferença salarial entre quem tem e quem não tem fluência no inglês pode chegar a 52% nas grandes empresas. Da mesma forma, o cidadão bilíngue tem melhor acesso a oportunidades de trabalho e de estudos em instituições de ensino do exterior.
Em Santa Catarina são poucas as instituições de ensino que oferecem a verdadeira educação bilíngue - aquela em que a língua estrangeira não é oferecida apenas uma ou duas horas por semana. Porque o bilinguismo vai muito além disso. O bilinguismo é ensinar conteúdos curriculares por meio da língua inglesa, praticando-o e vivenciando-o já a partir do primeiro ano de vida, ainda no berçário.
Estudos da neurociência sobre "janelas de oportunidades" apontam que, principalmente, até os seis anos as crianças têm uma gigantesca facilidade para assimilar idiomas diferentes ao materno. Isso é explicado porque nessa fase o aparelho fonador ainda está em formação e os órgãos que o compõe, como língua e palato, podem ser mais facilmente moldados à prática de novos e diferentes sons. Além do mais, também é comprovado que o aprendizado de uma segunda língua ainda na infância facilita a assimilação de segundo, terceiro, quarto idiomas. Pense nisso quando você projetar o futuro do seu filho...
FONTE: economiasc
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