sexta-feira, maio 17

UM POUCO DE ERGONOMIA: A Polêmica do alongamento



A Polêmica do Alongamento



O alongamento é assunto que provoca algumas discussões. Durante todo este tempo temos falado que existem muitos conceitos errados, que se consagraram pelo uso a respeito de alongamento.
Ultimamente a mídia tem novamente abordado este assunto, voltando a criar polêmicas. A revista Veja publicou recentemente uma extensa matéria relatando pesquisa segundo a qual alongar imediatamente antes de uma atividade física, prejudica o desempenho.
Na verdade, esta pesquisa é apenas mais uma publicada sobre este tema. Se a questão for avaliar o efeito do alongamento realizado imediatamente antes, a referência é uma publicação ainda mais recente. Uma revisão publicada em 2012 que analisou mais de 4 mil artigos concluiu que alongar imediatamente antes de fazer uma atividade física só terá prejuízo sobre o desempenho se a duração do alongamento realizado com cada grupo muscular exceder 45 segundos.
Em outras palavras, o alongamento frequentemente realizado antes dos exercícios que geralmente não passa de 30 segundos para cada grupo muscular não tem nenhum prejuízo sobre o desempenho.
O que vale a pena mais uma vez enfatizar, é que alongamento é um procedimento que visa melhorar flexibilidade. A melhora da flexibilidade pode prevenir lesões e até melhorar o desempenho. Entretanto, a melhora da flexibilidade é um benefício que se adquire por efeito crônico da prática de exercícios de alongamento e não um benefício adquirido imediatamente após alongar por 30 segundos um grupo muscular.
Alongar deve ser um hábito regular e até se possível diário. Se a ideia for realizá-lo antes de correr, pedalar, nadar ou fazer musculação, não existe nenhuma contraindicação, entretanto o benefício, ou seja a melhora de flexibilidade vai ocorrendo concomitantemente com a melhora da resistência e ou o ganho de massa muscular, e não imediatamente após realizá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário