sábado, maio 25

DICAS PARA CONSTRUIR E MANTER O NETWORKING


Importante construir e manter um bom networking. Nunca sabemos quando podemos precisar. Aproveite as dicas a seguir:


 Verdade seja dita: construir e manter bons relacionamentos profissionais é um dos principais caminhos que levam alguém ao sucesso na carreira. E, não por acaso, muitas vezes a opinião e indicação de um conhecido são realmente decisivas para alcançarmos os resultados desejados.

Entretanto, ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado, acompanhar amigos, ex-colegas de universidade e empresa, alimentar uma boa rede de relacionamentos e manter boas parcerias exige mais do profissional que apenas distribuir cartões de visitas.

É preciso ter empatia, saber se relacionar e, principalmente, construir resultados expressivos, que sejam notados e reconhecidos pelos demais. Para ajudar você a melhorar e construir um networking de qualidade, são estas as minha dicas:


Seja consistente
 Tenha sempre em mente o que procura. Não deixe que seu currículo, conversas e perfis nas redes sociais sejam contraditórios.

Participe de eventos e palestrasQuanto mais você estiver presente em eventos, cursos e palestras relativas ao seu mercado de atuação, ou mesmo de segmentos correlatos, mais pessoas você conhecerá e, consequentemente conhecerão e saberão sobre você. Aproveite os momentos de coffee break para conhecer outros profissionais, trocar informações, cartões de visitas, telefones, emails e aumentar o networking.
 
Seja solícito – O networking não é uma atividade exclusiva de quem procura emprego. Se você é solícito e ajuda colegas sempre que pode, esses favores irão retornar a você quando precisar.

Mantenha contato com sua rede – Ligue, visite, envie email ou mensagens via sms ou redes sociais. Mas tome cuidado para não ser invasivo. Não “force a amizade”.

Identifique seus contatosVeja quem são seus amigos, conhecidos, contatos de trabalho, faculdade e organize-os de modo que facilite o networking. Para isso, reúna a lista por categorias: família, trabalho, amigos, conhecidos, negócios e etc.

Tenha paciênciaSe você reencontrar algum contato importante, tome cuidado ao conversar com ele. Seja paciente e educado e não explicite seus objetivos logo no início. Converse e, quando sentir segurança, aí então fale o que deseja.

Tenha um perfil no LinkedIn - Uma pesquisa feita no LinkedIn com 226 recrutadores revelou que cerca de 42% deles consideram a rede como a principal fonte para boas contratações.

LinkedIn x OportunidadesUm perfil no LinkedIn irá permitir que você esteja conectado a muitas pessoas, antigos contatos e também possíveis empregadores. Crie um perfil interessante e insira todas as suas competências e informações que julgue importantes. Lembre-se de que, se o seu perfil ficar visível a todos, suaschances de ser contratado ou chamado para entrevistas é maior.

Outra coisa, o que mais chama a atenção dos recrutadores são os perfis completos. Por isso, preencha com todos os dados possíveis (formação, carreira, experiências profissionais, cursos, palestras e etc) , fique atento aos detalhes, recomende colegas e tenha boas recomendações também.


Boa sorte!



FONTE:
http://www.clickcarreira.com.br/querocrescer/2013/4/17/5259/7-dicas-para-construir-e-manter-um-bom-networking.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário