sexta-feira, maio 31

GERAÇÃO Y: PONTOS POSITIVOS E PONTOS NEGATIVOS




Faz algum tempo que discutimos sobre a influência que a Geração Y tem tido no mundo empresarial e na gestão de projetos, dando sustância a   esta discussão, a revista Mundo Project, publicou, com destaque da capa, um artigo escrito pelo Professor André Barcaui, com alguns pontos estruturais para nossa reflexão, ainda não sabe-se como a Geração Y irá se comportar nos cargos de gerência, no entanto a cada dia, com o crescimento da economia e  o surgimento de grandes obras como as do PAC, Olímpiadas de 2016, Copa de 2014, dentre outros, trazem consigo e preocupação e a urgência das empresas se prepararem para as mudanças de cultura organizacional que esta geração traz consigo, afinal, com o aumento da demanda, a geração y deve assumir cargos gerenciais com idade menor que a das gerações anteriores.
Naturalmente, com estas questões surgem os questionamentos e a vontade de tentar entender como  a Geração Y está preparada para assumir estes cargos. Até  onde a capacidade de fazer muitas as coisas ao mesmo tempo se refletirá em um gerente capaz de gerenciar muitos projetos ao mesmo tempo, ou então criará gerentes com baixa capacidade de focar em um projeto quando necessário? Tendo como base o artigo do professor Barcauí, levantamos alguns pontos positivos e negativos quanto as previsões do que podemos esperar desta geração:

Pontos positivos:
  1. A Geração Y foi modelada socialmente para trabalho em grupo, o que favorece o espirito de equipe, assim como a convivência e a tolerância as diversidades.
  2. Trata-se de uma geração mais preocupada com o meio ambiente, em especial por que a questão já vem incorporada.
  3. Tem uma relação com os as novas tecnologias e redes sociais como algo muito mais rotineiro, o que aumenta signficativamente a capacidade de se comunicar e fazer networking desta geração.
  4. Trata-se de uma geração disposta novos desafios, que cresceu com seus pais lhes dizendo que os seus sonhos são possíveis de serem realizados.
  5. Tem uma capacidade de iniciativa, presente apenas nos “líderes” das gerações anteriores.
Pontos negativos:
  1. Por terem crescido ouvindo elogios, tem dificuldades em incorporar críticas e reconhecer aonde estão seus erros.
  2. Não estão dispostos a passar a vida inteira em uma empresa, em especial por reconhecerem o trabalho como uma das fontes para ter uma vida prazerosa, e não a única.
  3. Sobre um aspecto geral, existe um questionamento se as universidades estão conseguindo transmitir o conhecimento de maneira eficaz para estas gerações, caso não esteja, o Brasil pode até mesmo vir a perder sua posição de destaque no BRIC.
  4. Tem uma ética no trabalho difenciada em relaçãoa geração anterior, dando pouco valor a vestimenta formal e horários fixo, o que se transforma em um potencial conflito de gerações.
  5. Devido a sua natureza multitarefa, é uma grande icognita saber se o gerente de projetos Y saberá direcionar os esforços prioritários aos projetos estratégicos.

Geração Y no Chile


Eles nasceram entre 1980 e 2000 , os filhos de uma geração de "baby boomers" levantou com uma forte ética de trabalho e auto-aperfeiçoamento . No entanto, as aspirações destes jovens estão muito longe da ideia de progresso e esforço que caracterizou seus pais. Enquanto alguns definem como adolescência, individualista, materialista, narcisista, economicamente dependentes de seus pais e preguiçosos, outros afirmam que os membros da Geração Y são a chave para a sociedade do futuro.

'Não é uma geração em que dizia respeito aquestões central e educação. Eles são mais abertos à diversidade e inclusive com a população mais discriminados.empresas também conhecer as principais características dessa geração Y, muitas vezes impostas condições de trabalho a que os empregadores têm de se adaptar. Além disso A revista Time dedicada à também conhecida como Geração do Milênio ou Geração "I, I, I" a capa deste mês um relatório abrangente. Da mesma forma, descreve em pormenor alguns dos hábitos mais comuns dos jovens de hoje como a ganância de compartilhar imagens de si mesmos e de todos os momentos de suas vidas em redes sociais , ou dependência de dispositivos eletrônicos de vanguarda que mantêm 24 horas interagindo com seus contatos, como smartphones e tablets. 
De acordo com o Centro de Pew Research  os membros desta geração enviam uma média de 88 mensagens de texto por dia através de seus telefones. Esta situação é semelhante à do nosso país e que, de acordo com o Relatório do Painel Train on-line Digital Pontifícia Universidade Católica do Chile , a juventude chilena entre 18 e 30 anos começa a enviar 50 SMS por dia. Apesar disso, especialistas consultados pela revista dos EUA afirmou que a geração atual tem menos medo da autoridade é muitas vezes mais criativo, gera próprias idéias, é melhor, mais resistentes habilidades de negociação e tende a pensar nas coisas antes de agir.

Fonte: J2DA / Gumtree Chile

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