quarta-feira, maio 29

INOVAÇÃO: Inovar + Ação = RESULTADO



A cada dia que passa mais e mais ouvimos a importância da inovação no mundo dos negócios e na nossa vida como um todo. É raro um líder não ter um discurso pronto sobre inovação. Quase todos tem. Mas será que tem a “inovação na veia” ou simplesmente nas palavras?  Falar é uma coisa, fazer é outra muito diferente.
Pra começar acho interessante conceituar este termo tantas vezes comentado e outras tantas maltratado. Pense comigo. Você sabe realmente o que é Inovação?
Pois bem, de todas as dezenas de definições de Inovação que já ouvi e li, a que acho mais interessante é também a mais simples delas: “Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias”.
Acho que não poderia ser mais simples e completa.
Muito se confunde com criatividade, com marketing, e com outros tantos termos tão comuns ao mundo empresarial. E por que Inovação é tão importante?
Mais simples ainda. Inovação significa agir e obter sucesso. Se não tiver sucesso, desculpe, não é Inovação, ao menos neste momento. Tem que fazer. Não basta pensar nela. É preciso colocar em prática e ir em busca dos resultados. Nem sempre iremos atingir os resultados esperados. Faz parte do processo de inovação. Não deu certo? Repense e busque novamente acertar e inovar. Isto é agir em busca de resultado.
A questão que quero realmente me aprofundar é que atualmente o termo Inovação virou uma panaceia e todos dizem que fazem, ou procuram fazer, mas a verdade é que boa parte  das empresas estão perdidas com relação a isto. Não sabem o que, como, onde e por que inovar. Alteram um ou outro ponto acreditando que com isto estejam inovando. Tudo bem, isto é importante mas geralmente não conseguem medir financeiramente estas pequenas e muitas vezes inócuas alterações.
Inovação é na grande maioria dos casos a única possibilidade de perpetuação de uma marca, serviço ou produto. Precisamos a cada dia inovar para garantir ao menos a continuidade de nossa participação de mercado seja ele qual for. Se não inovarmos, cairemos. É questão de tempo. Pode demorar mais ou menos mas a queda é certa.
Este é o“x” da questão. Inovação não é moda ou marketing. Inovação é sobrevivência. Precisamos inovar se quisermos sobreviver e crescer em qualquer mercado. Manter margens lucrativas e buscar novos consumidores. Isto é básico e tem muita empresa que não sabe fazer.
Existe metodologia apropriada para isto capaz de minimizar muitos riscos, diminuir prejuízos e ampliar as possibilidades de acerto. Pensem nisto. Inovação é coisa séria. Ou você faz e faz bem feito ou morre.
Você pode inovar em produtos, processos, serviços, ambiente e inúmeros outros pontos, entretanto o mais importante é que você tenha pessoas capazes e comprometidas com a Inovação. Que se crie uma Cultura de Inovação!
Quando se inova, muitos acham que perderão espaço ou poder. Não deixe que isto atrase a inovação dentro da sua empresa. Treine e motive os seus colaboradores a inovar. Dê a eles a possibilidade do erro e passe confiança de modo que eles busquem por resultados. Faça isto. Isto pode fazer toda diferença.
FONTE: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário