domingo, maio 12

Reciclagem para proteção contra o frio intenso





Projeto de associação de engenheiros faz a reciclagem de caixinhas de leite como forma de proteger famílias carentes do frio intenso.
Redação Agência ODM
Caixas de leite estão sendo empregadas como forma de realizar o isolamento térmico em residências de famílias carentes na região da Serra Catarinense, uma das mais geladas do Brasil.
O projeto é conduzido por um grupo de engenheiros agronômos da ASSEA (Associação de Engenheiro Agronômos da Serra Catarinense). A atividade começou esta semana em, São Joaquim, cidade localizada a cerca de 170 quilômetros de Florianópolis, no bairro Santa Paulina.
Segundo informações do engenheiro Marciano Bittencourt, presidente da ASSEA, o isolamento serve para proteger as famílias carentes do vento e principalmente das temperaturas negativas registradas na região. Os termômetros esta semana em São Joaquim chegaram aos 4 graus negativos mesmo restando mais de um mês para a chegada do inverno. Devido ao vento, a sensação térmica foi de aproximadamente 10 graus abaixo de zero.
As caixinhas de leite longa vida são abertas, lavadas e após secarem, são recortadas e colocadas nas paredes em formas de placas. O papel alumínio é disposto contra a estrutura. De acordo com o engenheiro, a parte interna da caixinha recebe a luz do sol durante o dia e conserva o calor no ambiente, além de tapar possíveis furos e frestas nas paredes das residências.
Para uma casa ser “vedada”, são necessárias cerca de quatro mil caixas de leite. Por isso, a associação pretende realizar uma campanha de arrecadação para manter o projeto em outras localidades.
Com informações e fotos do portal São Joaquim On Line 



Fonte: http://www.agenciaodm.com/10/05/2013/caixas-de-leite-sao-usadas-como-isolamento-termico-em-regiao-mais-fria-do-brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário