quarta-feira, maio 29

EDITAL ABERTO PARA PROGRAMA PROBAL: Apoio a Projetos binacionais Brasil e Alemanha



TÍTULO: PROGRAMA PROBAL

O QUE ÉUm programa que apóia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa. O programa é resultado da parceria entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e tem como objetivo incentivar a cooperação científica entre pesquisadores de ambos os países.
Os projetos financiados pelo PROBRAL devem estar vinculados a um Programa de Pós-Graduação recomendado pela CAPES e contemplar a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.
O PROBRAL está, atualmente, dividido em duas modalidades: PROBRAL I e PROBRAL II.

PROBRAL I

Prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e aquisição de material de consumo para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha.
Para realização das missões de trabalho, a CAPES custeia passagens aéreas, seguro saúde e diárias para docentes brasileiros na Alemanha. Estudantes de doutorado e pós-doutorado recebem passagens aéreas, seguro saúde, auxílio instalação e bolsa no exterior por períodos de até 12 meses.

PROBRAL II

No PROBRAL II, os grupos de pesquisa são incentivados a formar os doutorandos em conjunto, conduzindo-os ao duplo-doutorado. Além das concessões já previstas no PROBRAL I, nesta modalidade, a bolsa de doutorado sanduíche pode ter duração de até 18 meses e inclui a possibilidade de viagem do orientador para acompanhar as atividades do bolsista no exterior.
Para participar do PROBRAL II, é preciso comprovar que o regimento da universidade permite o duplo-diploma de doutorado e que existe um convênio entre as instituições prevendo a dupla titulação.
CRONOGRAMA:
 - Até 03 de julho/2013: inscrição das propostas
 - De julho a setembro/2013: análise documental, análise de mérito e priorização das propostas
 - De outubro a novembro/2013: análise conjunta binacional (Brasil e Alemanha)
 - Até 30 de novembro/2013: Divulgação do resultado
 - A partir de março/2014: Início das atividades dos projetos   


FONTE: CAPES

       


Nenhum comentário:

Postar um comentário