quinta-feira, maio 23

ERROS DE PORTUGUÊS E VÍCIOS DE LINGUAGEM: "Vão poder estar atrapalhando sua carreira"



Candidatos, por favor, cuidado com a Língua Portuguesa!



Não conheço uma pessoa que trabalhe com recrutamento e não tenha histórias terríveis de candidatos que assassinaram a Língua Portuguesa no currículo, num e-mail ou durante uma entrevista presencial.

O susto começa com o uso exagerado do gerúndio, o chamado gerundismo, aquela mania terrível de estar usando vários verbos para tentar estar expressando o que você está pensando. “Tenho muitos candidatos que acham ‘bonito’ dizer ‘Eu gostaria de estar participando desse processo seletivo porque gostei da vaga’”, afirma uma consultora. “Também gostam de dizer ‘Eu vou estar fazendo uma pós graduação no próximo ano’”, lembra outra.

E as gafes não param por aí. Num levantamento rápido que fiz com 10 u 15 profissionais que trabalham com seleção de jovens, vieram outras pérolas ditas nas entrevista presenciais do tipo “eu me adapito”, “a gente fomos”, “já fiz vários trabalho”, “seje” e “esteje” (esteja).

Por escrito, a coisa também assusta. Erros como “façilidade”, “quando será a iniciação do estágio?”, “estou muito ancioso”, traser desenvolvimento”, “quero volta a estuda”, “ancioso”, “dezenvolvimento”, “vestir a camiza da empresa”, “pediram para mim fazer essa tarefa”, “univercidade”, “interece", “assertividade”, “eu falo inglês mais não sou fluente”, “tenho menas vontade de morar em SP” também foram recebidos por email ou – acredite se puder – no próprio currículo do candidato. Afe!

Outro ponto negativo é o fato de não usar acentos nas palavras – a nova ortografia não excluiu os acentos, ok? – e abreviar tudo como se a conversa por e-mail com o headhunter fosse um chat do Facebook ou um torpedo.

Se você reconheceu que comete alguns desses erros, por favor, fique atento. Gafes desse tipo podem roubar a vaga dos seus sonhos e atrapalhar a sua carreira de forma irreversível. Afinal, não adianta nada ser fluente em inglês e em espanhol – e ainda ter conhecimento avançado de alemão – se você acabar com a sua imagem falando mal o português. Quer uma dica? Comece a ler mais – bons textos, revistas, jornais, livros. Releia tudo antes de enviar e, se tiver dúvidas em relação à ortografia ou ao significado das palavras, consulte o bom e velho dicionário. 

(Fernanda Bottoni)


FONTE: 
http://www.clickcarreira.com.br/querocrescer/2013/4/4/5248/candidatos,-por-favor,-cuidado-com-a-lingua-portuguesa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário