Stanford irá analisar e apontar estudos biomédicos redundantes, mal planejados e com resultados impossíveis de serem reproduzidos
AUniversidade de Stanford anunciou a abertura de um centro de estudos que irá analisar a 'ciência mal feita'. A ideia do Meta-Research Innovation Center é desmascarar pesquisas na área da biologia e medicina que sejam incorretas (por terem experimentos mal pensados ou resultados manipulados, que conseguem ser verificadas por outros cientistas) e apontar um caminho que gere resultados úteis para a humanidade.
O centro é um reflexo da enorme quantidade de estudos que faz uma relação direta entre a cura de uma doença com o uso de algum remédio/princípio ativo, mas que contém poucas evidências que podem ser consideradas provas suficientes para embasar a tese. Além disso, poucas publicações científicas têm equipe treinada ou consultoria para verificar se um estudo atende os requisitos para que seus resultados sejam considerados definitivos - o que culmina na publicação de informações incorretas, que atingem médicos e pacientes, e pode até colocar vidas em risco.
Quem irá coordenar o centro será o epidemiologista John Ioannidis, conhecido na literatura científica por ter criado um modelo estatístico que prevê quando estudos estão errados.
Além de analisar como uma pesquisa malfeita é publicada e aceita pela academia, o Meta-Research Innovation Center também se propõe a verificar se médicos (que usam os resultados dos estudos na prática) acompanham experimentos que buscam reproduzir e verificar a veracidade de pesquisas famosas.
FONTE: galileu
Nenhum comentário:
Postar um comentário