terça-feira, março 11

O papel da comunicação interna nas instituições



O mundo mudou e muda constantemente; e a forma como as pessoas se comunicam também. O que funcionava há dez anos ou muito menos que isso, já não funciona mais. Quem ainda manda carta hoje em dia? Ou, para ser mais recente, quem usa o Orkut? A comunicação está mais ágil e acessível.


As mídias sociais geraram mudanças na sociedade, assim como diversas outras realidades que vivemos hoje em dia. E esses novos comportamentos humanos refletem no ambiente empresarial. Afinal, os colaboradores entram na empresa com uma forma própria de enxergar as coisas, influenciados por todas as situações vividas fora dos portões corporativos; e as empresas têm regras a serem seguidas, metas a serem cumpridas, padrões de qualidade, cultura organizacional, entre outras questões que precisam ser respeitadas e seguidas por quem trabalha ali.

O papel da comunicação interna é entender essas duas realidades - do colaborador e da empresa - e, de forma estratégica, chegar a um denominador comum. Ou seja, de que adianta uma comunicação perfeita aos olhos da empresa, mas incompreensível aos colaboradores?


Na Astra, uma das maiores fabricantes de produtos para construção e acabamento no Brasil, a comunicação interna desempenha um importante papel desde o início da década de 1980, quando começaram a ser feitos os primeiros informativos, em máquinas de escrever. De lá para cá, tudo evoluiu muito e, hoje, com uma área própria de Comunicação que conta com 10 colaboradores, a Astra tem uma grande bagagem no trato de questões que envolvem a comunicação interna. E não são apenas ferramentas, como um jornal bimestral que já existe há 24 anos, uma revista trimestral, quadros de avisos e publicações em geral. O papel da comunicação é estratégico e auxilia a empresa a lidar com assuntos típicos de qualquer empresa, como rotatividade, benefícios, eventos, clima organizacional, reclamações, entre outros. Ligada diretamente à Superintendência, a área de Comunicação da Astra tem um estreito relacionamento com o RH, o que facilita o processo e abre caminhos para melhorias e novas ações, sempre pensando em atender à demanda da empresa e os anseios do colaborador, se preocupando com o bem-estar de todos e disseminando a cultura e a filosofia de uma empresa com 57 anos de vida.


Para que tudo isso seja possível, é necessário mergulhar nos problemas, entender o jeito da empresa, conhecer o público, ter acesso a informações importantes, saber os objetivos da empresa e identificar necessidades. Parece difícil, mas o dia a dia, a experiência, os erros e acertos levam naturalmente a um caminho mais assertivo.


Não há dúvidas de que a comunicação quando bem feita e usada de forma estratégica é capaz de interferir no comportamento humano, transformando vidas, mudando atitudes e transmitindo aos colaboradores o sentimento de que pertencem àquele mundo. A intenção deve ser sempre a promoção de um ambiente de trabalho agradável, onde as pessoas se sentem bem, fazem amigos, participam das atividades da empresa, contribuem para a melhoria contínua e ajudam a empresa a prosperar. E o trabalho da comunicação interna é fundamental nesse processo.


FONTE: Adnews

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