quinta-feira, março 20

Como definir se você tem uma boa meta?


Você possui metas ou apenas sonhos? Você sabe reconhecer a diferença entre sonhos e metas? Sabe exatamente o que é uma meta? Explico para você.

Sonhos podem ser definidos como desejos. São aqueles anseios nos quais ainda não começamos a dar o “primeiro passo”. Porém, tudo muda depois do primeiro passo. A partir desse momento, começamos a dedicar esforço e tempo para aquilo que se deseja, e então o sonho se torna uma meta.

Todas as pessoas têm sonhos e metas, mas muitas delas apresentam dificuldades para tirar os objetivos dos pensamentos e realizá-los. E isso se torna um grande problema quando se trata de uma empresa, por exemplo. Para uma empresa o planejamento é essencial. É preciso ter em mente o que se deseja fazer e definir de forma objetiva as metas que devem ser alcançadas pela instituição.

Sempre digo que, para definir uma meta e com menos problemas, o melhor caminho é seguir diretamente. Sem curvas, sem distrações.

Uma boa meta é aquela que pode ser alcançada, é algo que você possa saber quando alcançou. Algo concreto.

Por exemplo, “Aumentar minhas vendas em 40%, em três meses”. Ao final de três meses, você pode olhar e comparar as vendas em seus documentos. Essa é uma boa meta.

Outros exemplos são: “organizar processos concluídos na pasta x, em duas semanas”, “emagrecer quatro kg, em dois meses”, “aplicar nova técnica de vendas x, em duas semanas” “duplicar entrada de clientes em quatro meses”. Esses são alguns exemplos que podem servir de apoio para você definir suas metas.

É muito importante, também, datar quando é “duas semanas” ou “quatro meses”. Tenha em mãos – e claro, em sua cabeça - a data exata do começo e o término.

Metas vagas, sem aplicações ou impossíveis de medir de forma concreta são consideradas como metas ruins. É comum ver pessoas que têm como objetivo “ser feliz”, “aumentar as vendas”, “realizar treinamentos”, “diminuir custos”, por exemplo. Quando essa é a sua meta, você não tem como saber quando as concluiu ou quanto falta. Isso é o mesmo que desejar o sucesso sem estabelecer o que é esse sucesso: é o mesmo que procurar uma agulha no palheiro.

Para planejar as metas, o ideal é organizar passos que devem ser seguidos em ordem. Na prática, isso significa organizar sub-passos, com dias e horários. Pode ser algo óbvio, mas escreva tudo o que puder sobre a sua meta. Nossa memória pode nos deixar na mão.

Detalhe o máximo possível, assim podendo planejar a meta de uma forma mais eficaz. Escrevi esse artigo para auxiliar aqueles que precisam de uma ajuda para definir e planejar uma boa meta, sem sofrer as frustrações de deixar metas só no papel e nunca realizá-las. Espero ter ajudado e: qual a sua próxima meta?


FONTE: Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário