Durante a pesquisa acadêmica uma grande preocupação, além dos prazos de defesa e volume alto de materiais para leitura, diz respeito à organização de referências e citações colhidas durante a pesquisa.
Qual é o melhor jeito de registrar, guardar, organizar e recuperar as citações durante a pesquisa acadêmica?
Confira 7 ferramentas que podem te ajudar a minimizar o caos
É uma plataforma gratuita para armazenar, compartilhar e descobrir referências. Permite a inclusão de materiais que estão na web e seus artigos em pdf.
O Endnote é um software pago que permite a pesquisa em várias fontes e arquivos em pdf, criação de listas bibliográficas, compartilhamento de pesquisas e acesso aos materiais próprios em qualquer lugar. Possui também uma interface web.
É um serviço multiplataforma (web, aplicação para computador, celulares e tablets) que pode ser usado para registro, organização e compartilhamento de qualquer formato de conteúdo e para diferentes finalidades. Suporta texto, imagem, video e audio. Possui recurso de tags. Tanto para uso pessoal, acadêmico ou profissional. Tem versões gratuitas e pagas.
É um serviço gratuito de gestão de referências e uma rede social acadêmica. Através dele é possível não apenas coletar, armazenar e organizar referências, mas produzir colaborativamente artigos acadêmicos.
É um projeto web desenvolvido por um bibliotecário durante a graduação na ECA-USP. Gratuito e sem fins lucrativos, visa oferecer um serviço de organização de fichas de leituras para os usuários.
É um aplicativo para iPad ou Macbook que te ajuda a fazer a gestão de referências acadêmicas. Possui contas gratuitas e pagas. Além de poder também ser utilizado por bibliotecas.
É uma plataforma web gratuita para coletar, organizar, citar e compartilhar sua pesquisa científica. Possui também pluggin para o Firefox e acesso local.
FONTE: http://marcelaleon.com/
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