Onde estão os especialistas em marketing digital? (Reprodução)
É comum vermos reportagens, matérias e discussões em congressos e eventos sobre a falta de profissionais qualificados no mercado de marketing digital. E é uma falta real e a cada dia mais latente no mercado, que se encontra em um contexto de crescimento gigantesco, a busca por profissionais é constante e a cada dia mais complexa.
Neste cenário um plano técnico de treinamentos e de gestão é fundamental para qualquer marca e agência. Encontrar profissionais qualificados "de verdade", com experiência prática nas diferentes mídias do marketing digital é um desafio, mas mantê-los é um desafio ainda maior.
Um outro fator que vem sendo um grande obstáculo neste mercado é o turn over significativo: profissionais trocam de empresa rapidamente, muitas vezes por pequenos aumentos de salários e melhores benefícios. A busca pelo engajamento com a empresa deve ser um norteador estratégico de todas as organizações que trabalham ativamente neste segmento, seja agência, seja cliente, pois não é fácil engajar pessoas hoje em dia. Vivemos em um momento de "busca de propósito" em tudo o que fazemos, nunca antes na história deste país buscou-se tanto uma lógica real no trabalho que se faz. Este propósito por vezes não se limita a salários e condições, e vai ao ponto de pensar se aquilo realmente é algo que o profissional se sente feliz em fazer.
O mercado está em franco crescimento, a busca por conhecimento técnico por ventura limita a cursos curtos, artigos técnicos e eventos. Todos sabemos que apenas com isso, ninguém se torna um especialista em praticamente nada. A prática do trabalho contínuo que traz essa especialização. Fazer anúncios, estruturar um trabalho de SEO, analisar um disparo de e-mail marketing, são práticas fundamentais para formação de um profissional especializado.
Temos o poder da informação mas este, em contraponto, causa pobreza da atenção. Muitas vezes nos deparamos com profissionais "especialistas genéricos", que tem um conhecimento geral de muitas mídias, mas não são aprofundados em nenhuma.
Facebook por exemplo, faz mudanças semanais em seu algoritmo de alcance das postagens, gerando mais novas regras e formas de trabalhar com N variáveis. Por isso atualização constante é mais do que importante, é uma necessidade gigante.
O mercado busca estes profissionais, seja você um deles. Não existe fórmula mágica, ou melhor forma de fazer. É preciso estudar muito, ler artigos, participar de eventos, conversar com outros profissionais do mercado, criar os seus frameworks, seus métodos de trabalho, muito porque o que funciona para uma marca, pode não funcionar para outra. No marketing digital não existe "fórmula de Bhaskara", a receita você vai criar e quem sabe talvez um dia alguém use ou até mesmo o mercado. Mas o momento é de propor as fórmulas e não de usar as prontas.
Somado a tudo isso, o profissional de marketing digital precisa ter um bom conhecimento de negócios, varejo, comercial e tantas outras disciplinas. Existe um movimento gigantes de verbas saindo de mídias tradicionais - Chamadas Offline - para as mídias Online pela cultura que ela colocou no mercado, ensinando as marcas a enxergar as mídias digitais de forma mais profunda, onde tudo é mensurável.
Estude, dedique-se. Estude um pouco mais. Pratique, torne-se um especialista. A recompensa é um mercado todo à sua espera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário