Com a correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de pensar e trabalhar no que realmente pode fazer a diferença em nossa empresa
Dia a dia atribulado, milhares de
e-mails, ligações, compromissos. Aquele cliente especial que precisa de
atenção, o projeto que precisa ser acompanhado, essas e outras
atividades que acabam tomando nosso tempo e quando percebemos o final do
dia chegou e não sobrou tempo para pensar e trabalhar em assuntos
importantes, mas que podem esperar até amanhã. Será mesmo que podem?
Infelizmente essa tem sido a realidade
de muitas empresas, os assuntos diários ocupando espaço daquilo que
realmente faz a empresa crescer e prosperar. Independentemente do
tamanho de seu negócio, um planejamento assertivo associado a um bom
método de controle e acompanhamento e uma gestão eficaz de pessoas pode
fazer a diferença no resultado de sua empresa.
Planejamento
Um bom planejamento precisa ser composto de duas abordagens: qualitativa e quantitativa.
Na abordagem qualitativa é preciso ao
menos definir os objetivos da empresa, realizar uma análise de swot,
avaliar os cenários, o ambiente externo e interno, definir as
estratégias de marketing, RH, enfim, um modelo de negócios plausível e
que esteja alinhado à realidade da empresa.
Na abordagem quantitativa é necessário
elaborar um orçamento mais detalhado para o ano seguinte e uma previsão
macro para os próximos 5 anos. Também é necessário definir as metas para
cada um dos objetivos traçados. Ao elaborar o orçamento é que surgem
questões importantes a serem avaliadas, como definição de centros de
custos, critérios de rateio, avaliação de custos dos produtos e serviços
comercializados, definição de volume e preço de vendas e também os
investimentos a serem realizados no período. É através dessa avaliação
que é possível planejar a lucratividade da empresa e garantir sua
viabilidade.
Controle
De nada adianta um bom planejamento se
durante sua execução não existir um bom método de acompanhamento e
gestão que permita garantir a realização do plano e ações, medir os
resultados, avaliar sua eficiência, definir novas ações que viabilizem o
atingimento das metas e também, quando necessário, replanejar. Sim,
porque um bom planejamento é “vivo” e vai se adequando a ajustando a
medida que vai sendo realizado.
Uma questão que requer uma atenção
especial é a elaboração de uma boa política de medições muito alinhada
aos objetivos estratégicos. Através das medições é que é possível
avaliar se as estratégias estão sendo eficazes para o atingimento dos
objetivos. Permite que sempre que identificados desvios nos resultados
esperados, sejam elaboradas ações que reconduzam o negócio e viabilizem
as metas traçadas.
Como diziam Kaplan e Norton: “O que não é medido não é gerenciado”.
Pessoas
Por último, mas não menos importante,
uma boa gestão de pessoas faz a diferença no sucesso de uma empresa. De
nada adianta um bom planejamento e um controle eficiente se as pessoas
não estiverem motivadas e não se sentirem parte da empresa e dos
objetivos. Os planos podem organizar, mas quem os executam são as
pessoas. São elas que estão em frente ao cliente, liderando projetos,
responsabilizando-se por resultados, buscando o crescimento da empresa e
consequentemente seu crescimento pessoal.
Algumas empresas acreditam que apenas
bons salários motivam. Mas a real motivação não provém unicamente da
remuneração. É necessário que cada um saiba seu papel, seu objetivo e
suas responsabilidades, enfim, o que a empresa espera dele. É preciso
que sejam realizados feedbacks sobre seu desempenho, pois é através dele
que é possível melhorar, crescer, prosperar. É necessário ouvir cada
uma das pessoas. Cada indivíduo é único e possui seus próprios anseios,
dificuldades e objetivos. Entender cada um e proporcionar meios para seu
crescimento é a forma que a empresa possui de criar um ambiente
motivador e que ao mesmo tempo proporcione os melhores resultados para o
negócio. Por fim, líderes eficazes, que conquistem o respeito de sua
equipe e trabalhem de acordo com as diretrizes da empresa, fazem com que
todos busquem o resultado coletivo.
Com esses três pilares bem fundamentados
o sucesso da empresa está garantido, basta a cada gestor priorizá-los e
torná-los cultura dentro da organização.
FONTE: administradores
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