Muitos se fala sobre a diferença entre chefiar e liderar. A conclusão que a maioria chega é que um gestor deve liderar uma equipe com base em uma série de ações que delimitam essas diferenças.
Mas como desenvolver a liderança e se beneficiar dessas vantagens? De acordo com o coach e presidente da Núcleo Expansão, Alexandre Prado, o primeiro passo é entender que é possível desenvolver esse “dom” e transmiti-lo aos liderados. Confira as dicas:
1 Liderança pode ser desenvolvida - Desenvolva um programa de aperfeiçoamento tanto corporativo quanto individual para os membros da equipe e para o próprio líder. Liderança é uma competência e, como tal, pode ser aperfeiçoada. A participação em um processo de coaching é uma possibilidade de desenvolvê-la mais rapidamente.
2 Imagem não é tudo, mas é fundamental - Construa a credibilidade de um líder, inspirando confiança. Conquiste o reconhecimento dos seus subordinados, mas também dos colegas e superiores. Desta forma, inclusive, você passa a ser considerado para posições mais elevadas na hierarquia. Todos querem ter bons líderes em suas equipes.
3 Qual a missão da equipe? - Esclareça os propósitos da equipe e inspire cada um a participar. Pessoas que sabem onde o líder quer ir, sabem o por quê e se sentem inspiradas, têm rendimento muito maior e os resultados são extraordinários.
4 Promova o rodízio de tarefas - Muitos sabem um pouco de tudo, então, permita que o maior número de profissionais conheça mais sobre o setor, departamento ou corporação. Além disso, a equipe fica muito mais tranquila e confortável com a ausência de um colega que está de férias, por exemplo - e as tarefas podem continuar sendo realizadas.
5 O que quer o grupo? - Conheça as expectativas do grupo que atua. Conhecer as expectativas não é só saber, é entender por que cada um está ali. Onde querem chegar? Por quê? Para que? Será somente uma questão financeira? Ou não?
6 Aprenda competências novas, úteis a contextos diferentes – o líder eficaz e eficiente é aquele que está preparado para atuar de forma assertiva em situações variadas. Estar preparado para agir de maneira adequada em contextos variados, com pessoas distintas é uma habilidade útil aos líderes.
7 Quais são os valores? - Estabeleça uma visão e missão, e influencie positivamente os membros da equipe a seguirem no caminho para a realização desta meta. Difundir os valores que regem a relação do grupo é muito útil para manter um senso de confiança dos participantes.
FONTE: RHNews
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