Orientações são úteis para quem deseja se destacar na organização, obter um novo cargo ou conquistar uma vaga no mercado
Para se destacar no competitivo mercado de trabalho é preciso estar
preparado – e só qualificação profissional pode não bastar. Sergio
Ricardo Rocha, coach, consultor empresarial e palestrante, observa que
refletir sobre a vida profissional pode dar novos rumos à carreira.
“Não importa se a pessoa já está empregada ou se está à procura de
uma vaga, ela precisa saber qual é o seu perfil e analisar tudo o que é
preciso para avançar na profissão. Ajustar comportamentos e atitudes
conforme as expectativas do empregador é fundamental”, ressalta.
Rocha dá algumas dicas preciosas para melhorar a vida profissional. Veja abaixo:
1 – Não tenha medo de mudar
As pessoas são resistentes às mudanças, mas alterar comportamentos
pode ser essencial para progredir. Se você não consegue visualizar quais
pontos exigem um novo posicionamento, pergunte para pessoas mais
experientes no segmento.
2 – Estude
Ampliar os conhecimentos técnicos e acadêmicos é o caminho certo para
conquistar a vaga desejada ou garantir uma promoção. O ideal é avaliar
os conhecimentos que serão úteis na atuação profissional e começar a
estudar o mais breve possível.
3 – Crie uma rede de relacionamentos
O network deve ser desenvolvimento dentro e fora da empresa.
Participar de congressos, palestras e workshops são uma boa alternativa
para conhecer pessoas do segmento. O profissional deve permitir que os
outros também o conheçam e não se aproximar somente de pessoas
influentes. Ser lembrado com profissionalismo, seriedade e carisma por
todas as pessoas é a melhor estratégia. Na hora certa, o indivíduo será
indicado para quem exerce um cargo de liderança.
Vale lembrar que se deve oferecer muito antes de pedir algo, ou seja, procure ajudar mais do que pedir ajuda.
4 – Planeje a carreira
Elaborar um planejamento de carreira ajuda a visualizar o futuro e a
conquistar as metas desejadas. Os objetivos e as ações para atingi-los
devem ser traçados com certa flexibilidade, já que não há como prever
tudo o que pode acontecer nos próximos meses ou anos.
Avalie as experiências acumuladas, reflita sobre as tendências do
setor e identifique o seu lugar neste cenário. A carreira deve ser
encarada como um recurso financeiro: pense no seu valor de mercado atual
e quanto quer valer daqui a alguns anos. E, claro, quais as atitudes
necessárias para viabilizar as mudanças.
5 – Saiba vender
O profissional deve vender a sua imagem, o seu trabalho, o que ele
tem de melhor. Saber as técnicas de vendas e de negociação pode fazer a
diferença na hora de disputar um novo cargo.
6 – Seja produtivo e mostre seu trabalho
As empresas buscam pessoas comprometidas e produtivas. Os
funcionários devem dar o seu melhor, sempre, e superar os desafios. Mas
não adianta fazer um bom trabalho e ninguém saber disso. Por isso,
sempre apresente seus resultados e você começará a ser visto com outros
olhos pelos líderes.
FONTE: administradores
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