segunda-feira, setembro 22

5 conselhos de RP para uma boa imagem no meio digital


As maneiras de divulgar a sua marca mudam a cada ano, e a internet é um dos veículos que mais recebe investimentos publicitários a cada ano – uma pesquisa do Interactive Advertising Bureau (IAB) prevê que até o fim de 2014 os números devem chegar a mais de R$ 7 bilhões, apenas no Brasil. Para Moema Zuccherelli, diretora da Lide Multimídia (Curitiba-PR), uma das maiores agências de comunicação empresarial e Relações Públicas do sul do Brasil, criar e fazer a manutenção de uma boa imagem para sua empresa é uma estratégia que muitas empresas acabam tendo dificuldades de estabelecer. "Com um número cada vez maior de segmentos no mercado, é requisito básico para qualquer negócio saber se inserir nas suas áreas de interesse", afirma Moema, que tem em seu rol de clientes nomes como Ambev, Casa Cor e MRV Engenharia, entre outros. "É preciso criar um posicionamento de marca e administrá-lo, independentemente da área em que se atua." Veja cinco conselhos essenciais da diretora da Lide Multimídia para construir uma boa imagem para sua empresa no meio digital:

Conheça seu negócio

"O bom posicionamento de uma marca e a venda de sua imagem surge a partir do know-how e de um diagnóstico do mercado em que se está inserido. Se mostrar consistente – e cumprir essa consistência com resultados – não só cria uma reputação de credibilidade, mas estabelece também valores que serão utilizados no futuro para consolidar sua imagem: qualidade, conhecimento de sua área e profissionalismo. Para isso, o planejamento e um diagnóstico do nicho em que se está inserido é fundamental. Definido o público alvo e suas necessidades, mais prática será a construção da imagem e quais os veículos para chegar ao seu consumidor."

Personalizar o atendimento nas redes sociais

"Estar nas mídias sociais é oferecer um canal de comunicação aberto com o seu cliente, uma conversa direta sem intermediador. Poucas se dão conta disso, mas este é mais um serviço em que é necessária mão de obra qualificada. Uma boa equipe de social media tem mais chance de potencializar a maneira que o público vê a sua empresa do que um anúncio de página inteira num jornal, dependendo da situação. Diálogo franco e honesto – além de agilidade nas respostas, algo muito exigido na era digital – são as bases desse tipo de contato."

Conteúdo relevante

"Mais do que curtidas e seguidores, é preciso engajar usuários nos assuntos divulgados pela empresa. No Facebook, por exemplo, a opção ‘parar de seguir’ descarta para sempre qualquer assunto que não interesse ao usuário e esteja amontoado em seu feed de notícias. Isso transforma aquela curtida em apenas mais um número que até pode servir para aumentar a reputação de sua empresa, porém não tem utilidade para estabelecer um canal de comunicação. Evitar institucionais irrelevantes para a vida do cliente e ter sempre assuntos dinâmicos (em que se possa inserir determinadas ações da empresa) são o caminho ideal para ter feedback e repercussão nas redes."

Engajamento (com responsabilidade)

 "A participação dos funcionários nas ações da empresa costumam ser benéficas, e são potencializadas num ambiente de interação como a internet. Perguntas de clientes respondidas por perfis próprios costumam render uma boa aceitação, além de mostrar quem são os profissionais responsáveis pelo que eles consomem. No entanto, é preciso sincronia entre o que diz o perfil da empresa e o dos funcionários, para não haver contradições no futuro: já se tornaram comuns virais e memes em que um empregado acaba sendo mal-educado ou postando algo que vai na contramão da proposta de uma empresa."

Facilidade de acesso

"Algo a se aprender com grandes companhias tecnológicas, como Apple e Google, é que o minimalismo é o que dita todas as suas empreitadas. Apesar de oferecerem serviços que costumam ditar tendências, o design de seus sites e gadgets costumam ser simples e instintivos, com uma curva de aprendizado grande. Assim deve ser o site oficial da sua empresa: em vez de uma introdução com vídeos ou animações, opte por ser direto ao assunto e com poucas seções principais para divulgar o trabalho. O consumidor deve saber, naturalmente, chegar ao que lhe interessa em poucos cliques."



FONTE: Adnews

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