terça-feira, outubro 1

Formas de aprender Marketing Digital


aprendendo marketing digital


Entender como funciona o marketing digital e suas principais estratégias e ter acesso a dicas que se descobrem na prática é uma excelente oportunidade de incrementar os resultados de uma empresa, seja qual for a sua área de atuação. O problema é que ainda são raras as faculdades que preparam profissionais com essa formação e muitos dos interessados não sabem exatamente onde buscar esse conhecimento.
Não bastasse essa dificuldade em ter acesso a materiais de introdução ao marketing digital, quem trabalha na área sabe que sempre existem várias novidades: uma nova rede social, mudanças em ferramentas de análise de métricas, o aplicativo do momento, e por aí vai. Aprender e se manter atualizado é essencial para garantir um bom desempenho em suas ações e não ficar para trás.
Por isso, neste post vamos listar algumas sugestões, gratuitas e pagas, para quem quer estar sempre por dentro do universo de marketing digital.

Leitura de blogs (nacionais e de fora)

Acompanhar blogs que são referência na área é uma excelente maneira de estar sempre sabendo das últimas novidades de marketing digital como um todo ou de alguma área específica, como mídias sociais, por exemplo.
Por ser uma plataforma agregadora de conteúdo, o leitor pode navegar pelo blog e buscar, em posts mais antigos, temas relacionados ao seu interesse e aprender com eles também.
Vale a pena, ao acessar os blogs, procurar pelo formulário de assinatura de newsletter e se cadastrar para receber as últimas atualizações. Desta forma, você não precisa se preocupar em lembrar de entrar no blog para ver se há novidades.
Comece já, cadastrando seu email para receber nossas novidades, preenchendo seu endereço no campo “assine nossos posts” aqui, no topo da coluna azul, ao lado direito da página.
Se você quer conhecer outros sites e blogs que oferecem conteúdo, confira a lista que o site Viver de Blog preparou com vários endereços que publicam material muito interessante sobre marketing digital.

Materiais didáticos – eBooks, whitepapers, guias, livros

Existem vários livros, eBooks, whitepapers e guias sobre o assunto disponíveis no mercado e a boa notícia é que dá para encontrar materiais didáticos muito bons sem precisar investir muito ou até mesmo sem gastar nada.
Várias empresas da área de marketing digital disponibilizam gratuitamente materiais ricos em informações, como eBooks, que servem como uma boa fonte de aprendizado – e que ainda podem ser usados posteriormente como material de consulta.
Esses conteúdos costumam trazer exemplos, gráficos, estudos de casos e outras informações bastante relevantes e mais aprofundadas do que as publicadas em posts.
Em nosso site há uma área específica de Materiais Educativos, onde já temos 25 eBooks disponíveis para serem baixados gratuitamente. Entre os temas, estão: introdução ao marketing digital, produção de conteúdo, mídias sociais, links patrocinados, SEO e email marketing.

Webinars

Para quem prefere a facilidade de assistir a vídeos do que ler, webinars também são uma boa fonte de informações – com a vantagem de você poder fazer outras coisas enquanto ouve o áudio.
Acompanhar webinars ao vivo é ainda melhor quando você pode interagir com o palestrante para enviar dúvidas e debater sobre a temática.

Participar de fóruns, grupos e comunidades

Conversar com outras pessoas que têm interesse, conhecimento e dúvidas em marketing digital é umas das melhores maneiras de aprender. Em grupos, os participantes podem tirar dúvidas, compartilhar o que sabem, indicar referências (artigos, livros e outros materiais).
Procure por grupos em que pessoas conhecidas na área participem, assim você poderá tentar falar diretamente com elas. Uma excelente forma de fazer isso é buscar por grupos de sua área de atuação dentro do LinkedIn.

Seguir pessoas e empresas nas mídias sociais

Quem não usa as mídias sociais para se manter informado? Seguir pessoas e empresas é como assinar seu feed de notícias. Uma dica no Facebook é acessar a página que interessa à sua empresa e clicar sobre o botão “Curtiu” até aparecer a opção “obter notificações”. Assim todo conteúdo postado nela irá aparecer e m suas notificações.
Canais como o Twitter permitem uma interação direta com qualquer pessoa. , podendo ser utilizado como um canal direto para tirar dúvidas e trocar informações. Experimente iniciar uma conversa com o @ de alguém que o interesse. É provável que você tenha uma resposta e inicie aí um relacionamento bastante útil para seus negócios.

Participar de eventos (presencial ou online)

Eventualmente é possível participar gratuitamente de eventos e palestras na área de marketing digital, em especial em universidades. Muitas vezes esses eventos são transmitidos ao vivo pela internet ou deixam os vídeos disponibilizados para quem quiser ver depois.
Claro que a vantagem de estar no local é conhecer pessoas e fazer networking, o que amplia as possibilidades de troca e aprendizado.

Fazer cursos

Há várias opções de cursos: de longa duração, curta duração, presencial, pela internet, especializações… Você pode encontrar cursos que abordem toda área de marketing digital ou que sejam mais focados, como um de links patrocinados, por exemplo.
Se você ainda não conferiu, recentemente nós lançamos o curso Marketing Digital de Resultados, que traz dicas e técnicas para Médias e Pequenas empresas gerarem mais Leads e vendas através da Internet.

Contratar uma consultoria

Já pensou em ter profissionais especializados analisando o seu negócio e as suas ações em marketing digital e podendo colaborar com sugestões de melhorias?
Contratar uma consultoria especializada que aponte onde você está errando, pense em soluções estratégicas e indique o melhor caminho para alcançar os resultados também é uma boa opção para aprender na prática – e ainda garantir sucesso nas suas ações.

Dicas extras

Com certeza, se você seguir todas essas 8 maneiras de aprender marketing digital, terá uma fonte imensa de conhecimento. Mas, quando tiver contato com estudos de caso de grandes empresas ou materiais direcionados a elas, lembre-se: nem tudo o que funciona para negócios maiores, funcionará igual para a sua empresa.
Agora, que você já tem ideia de onde buscar todo esse conhecimento, temos que apontar um passo muito importante: colocar em prática. Assim como acontece quando uma língua é aprendida mas raramente praticada, você provavelmente vai esquecer de tudo o que aprendeu se não testar e validar. Colocar a mão na massa é uma parte e extremamente importante para o aprendizado.

FONTE: resultadosdigitais

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