quarta-feira, junho 5

REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO: NORMAS PARA COLABORAÇÃO


REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO - RBPG  ISSN 1806-8405 

Normas para Colaboração


1. A Revista Brasileira de Pós‐Graduação (RBPG) é voltada à divulgação de estudos, experiências e debates sobre a pós‐graduação. Nos termos de seu regulamento, a RBPG publica contribuições inéditas de autores brasileiros e estrangeiros em forma de estudos e pesquisas de caráter acadêmico‐científico (Estudos), opiniões (Debates) e experiências inovadoras (Experiências) relativos à educação superior, ciência e tecnologia e cooperação internacional que tenham como foco a pós‐graduação, seus programas e desafios.

2. Editada pela Capes, a Revista Brasileira de Pós‐Graduação não traduz o pensamento de qualquer entidade governamental, acolhendo trabalhos que permitam a comunidade ampliar o debate e partilhar experiências sobre as questões atuais e os desafios da pósgraduação.

3. O envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão dos direitos autorais a Capes.

4. A publicação de artigos não é remunerada, sendo permitida sua reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

5. Os artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Capes.

6. A critério do Conselho Editorial poderão ser aceitas e publicadas colaborações em língua estrangeira.

7. Serão remetidos, a cada autor, 5 (cinco) exemplares da edição, em que for publicada sua colaboração.
Envio de colaborações
8. As colaborações para as seções Estudos, Debates e Experiências devem ser enviadas para a Capes, para o e-mail rbpg@capes.gov.br , sob a forma de documento anexado à mensagem, respeitadas as orientações de apresentação e formatação fixadas, contendo obrigatoriamente:
- Mensagem: a) título do trabalho; b) dados pessoais e acadêmicos do autor ou autores (nome, endereço para correspondência, telefone, endereço eletrônico, mais alta titulação acadêmica, instituição de vinculação, área de atuação, últimas duas ou três publicações ou publicações mais importantes, título da pesquisa em desenvolvimento) na ordem a figurar na publicação;
- Documento a ser anexado, sem menção de autoria e em formato word: a) título do trabalho em português, inglês e espanhol; b)resumo em até 10 (dez) linhas e 3 a 6 palavras-chave, formadas por expressões de no máximo 3 termos; c) "abstract" em até 10 (dez) linhas e 3 a 6 "keywords" formadas por expressões de no máximo 3 termos; d) "resumen" em até 10 (dez) linhas e 3 a 6 "palabras clave" formadas por expressões de no máximo 3 termos; e) texto do artigo ou matéria, incluindo notas e referências, com a formatação estabelecida; f) tabelas e gráficos, se utilizados.

9. Não serão aceitas colaborações que não atendam às normas fixadas.

10. Os textos destinados às seções Estudos e Experiências devem ser digitados em fonte Times News Roman, corpo 12, espaço simples, e não podem exceder 50 mil caracteres, incluindo os espaços e consideradas as referências bibliográficas, citações ou notas, quadros, gráficos, mapas, etc. Os textos a serem publicados na seção Debates devem obedecer ao limite de 35 mil caracteres. Títulos e subtítulos devem respeitar o mesmo padrão, em negrito.
Os quadros, gráficos, mapas e imagens devem ser apresentados em folhas separadas do texto, indicando‐se no corpo do texto os locais de inserção. Precisam também ser numerados e titulados, apresentar indicação das fontes correspondentes e ser em branco e preto.

11. Todas as referências bibliográficas devem obedecer às normas atualizadas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), de acordo com os exemplos abaixo:

Para livros:
TERRA, J.C.C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial ‐ uma abordagem baseada na aprendizagem e na criatividade. São Paulo: Negócio Editora, 2000. Obs.: o título de livro ou de artigos pode ser em itálico.
Para artigos:
MARTINS, R.P.; ARAUJO‐LIMA, C. O desenvolvimento da Ecologia no Brasil. Infocapes, v. 8, n. 2, 2000, p. 81‐85.
Para teses acadêmicas:
VASCONCELOS, M. C. L. Cooperação universidade/empresa na pós‐graduação: contribuição para a aprendizagem, a gestão do conhecimento e a inovação na indústria mineira. Tese de doutorado. Escola de Ciência da Informação, 2000, Universidade Federal de Minas Gerais.
Para documentos eletrônicos:
VARGAS, R. T. Reflexões sobre a integração universidade‐empresa estudo de caso: mestrado profissionalizante. Disponível em:
<http:www.geocities.com/anpgbr/mestp.htm>l. Acesso em: 30 set. 2001.

12. As menções a autores, no corpo do texto, devem subordinar‐se à forma: autor (data) ou (AUTOR, data).
Exemplo: Fischer (2002); (PEREIRA e FONSECA, 1997, p. 120).

13. As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas, numeradas e apresentadas no pé‐de‐página.

14. As referências bibliográficas devem conter exclusivamente os autores e os textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética.
Seleção de matérias
15. As colaborações para as seções Estudos, Debates e Experiências serão submetidas a, pelo menos, dois membros do Comitê Científico da revista ou colaboradores ad hoc por eles indicados, sem identificação do autor.

16. Se a matéria for aceita para publicação, a revista permite‐se introduzir ajustes de formatação. Modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas, somente serão incorporadas mediante concordância dos autores.

17. Artigos aprovados com restrições serão encaminhados para reformulação por parte dos autores. Nesses casos, a comissão editorial se reserva o direito de recusar o artigo, caso as alterações neles introduzidas não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas.

18. O autor deve ser comunicado do recebimento da sua colaboração no prazo de até oito dias.

FONTE: Capes

Nenhum comentário:

Postar um comentário