terça-feira, junho 25

NOVA REDE SOCIAL PRETENDE FACILITAR CONTRATAÇÃO


Marcus Tiel
Marcus Tiel, criador da Talenda: "A rede social tem a missão de facilitar o processo de contratação"

Arrumar o trabalho dos sonhos é uma tarefa bem complexa para os profissionais. Mas o que muita gente não sabe é que as empresas têm a mesma dificuldade na hora de encontrar o profissional perfeito. A Talenda, uma nova rede social, pretende, em breve, facilitar esse desafio, para ambos os lados.
Ainda em fase de testes para alguns usuários e empresas, a Talenda conecta empresas, recrutadores e profissionais que têm interesses em comum. Por exemplo, um engenheiro especializado em rodas de carros que busca uma vaga, ao se cadastrar na Talenda,  será indicado para empresas e recrutadores que buscam um profissional com este perfil. Conectados, eles podem marcar reuniões, conferir detalhes sobre os currículos, salário proposto e, claro, iniciar a negociação. Tudo eletronicamente.
“Diferentemente dos atuais serviços de recrutamento, a Talenda conecta profissionais instantaneamente. Ou seja, reduz drasticamente o custo e o tempo do processo de seleção habitual, que pode chegar a seis meses”, diz o alemão Marcus Tiel, criador do serviço e especialista em recursos humanos.
De acordo com Tiel, a rede social – que está sendo montada com o dinheiro de suas economias – deve estrear antes do final do ano. Numa entrevista a INFO, ele explica um pouco mais do desafio de montar a Talenda e como ela vai funcionar.
Por que você criou o serviço? 
Trabalho há 12 anos na área de recursos humanos. Passei por empresas grandes, como multinacionais, e empresas de pequeno porte da Alemanha. Em todas elas, uma das minhas tarefas sempre foi encontrar candidatos de forma rápida, precisa e econômica, mas isso era impossível. Nas duas, a complexidade e a dificuldade de achar pessoas com o perfil desejado eram as mesmas, mesmo usando os sistemas de internet de recrutamento e seleção. Como há uma demanda grande por uma tecnologia que resolva isso, eu criei a Talenda. Ela também ajudará os profissionais, já que muitos reclamam da ineficiência dos sites de empregos – uma realidade do mundo inteiro. Tem um outro motivo: eu sempre quis ser empresário, empreender e inovar.
Qual é a complexidade do setor de recrutamento e seleção que a Talenda visa resolver? 
As empresas demoram para achar um bom profissional. E quando encontram, é tanta decisão e burocracia até a contratação que o profissional pode ir para outro trabalho. A Talenda quer diminuir essa burocracia. Para isso, ela tem uma inteligência para conectar empresa e profissional que têm um interesse em comum. Desse modo, os recrutadores podem encontrar facilmente profissionais abertos a novas oportunidades mesmo que esses não estejam à procura de um novo trabalho ou mesmo empregados. A tecnologia da rede social Talenda distribui vagas automaticamente para os candidatos mais interessantes, ou seja, aqueles que têm o perfil que mais se encaixa aos detalhes das vagas. Com a inteligência do algoritmo, os recrutadores, por exemplo, não precisam ficar ligando para dezenas de candidatos para descobrir, entre eles, quem têm o perfil desejado.

FONTE: Info.Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário