sexta-feira, junho 28

BONS MOTIVOS PARA SUA EMPRESA LANÇAR UM E-BOOK



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A base da maioria das estratégias de marketing de conteúdo consiste em gerar conteúdo de maneira frequente e consistente, o que geralmente consiste em peças menores como posts de blog ou divulgações em mídias sociais. Esse tipo de conteúdo é importantíssimo, mas se você quer levar sua estratégia para outro nível, é bom começar a pensar em gerar materiais mais aprofundados e ricos.
Materiais mais aprofundados são difíceis de serem produzidos com uma frequência muito alta, mas se usados juntamente com sua geração de conteúdo diária formam uma estratégia mais completa e eficiente. Um dos formatos mais tradicionais para esse tipo de conteúdo são os ebooks, que muitas empresas disponibilizam gratuitamente na Internet (nós mesmos já lançamos os nossos). Isso não é feito por puro altruísmo, mas sim porque traz vários resultados. Aqui vão alguns dos motivos pelos quais sua empresa também deveria lançar um ebook:

1. Reputação

Como já postamos anteriormente aqui no Blog, um dos vários possíveis objetivos estratégicos no uso do marketing de conteúdo é criar uma reputação como autoridade em algum assunto, aumentando o engajamento com clientes, percepção de marca, etc.
Ebooks são uma ferramenta poderosíssima para se alcançar esse objetivo, afinal, escrever um livro sobre algum assunto requer um conhecimento muito mais aprofundado do que escrever um post de blog e o público valoriza isso. Além disso, ao ler seu ebook e realmente aprender algo útil (afinal, você não irá escrever algo inútil, certo?) a relação do cliente com sua marca ficará extremamente fortalecida.

2. Educar o mercado

Apesar de ser um dos mantras dos negócios, a frase “o cliente tem sempre razão” se trata muito mais de uma exceção do que uma regra. Se o cliente realmente soubesse o que está fazendo, não precisaria contratar alguém para fazê-lo, correto? O papel do profissional é conseguir satisfazer o cliente, o que significa tanto entregar o trabalho (ou produto) contratado quanto fazê-lo entender o seu valor.
Quanto mais o cliente entender sobre o que sua empresa tem a oferecer, maior a chance dele valorizar seu trabalho e entender se possui a necessidade desse serviço ou não. Além disso um cliente mais informado é muito mais fácil de se atender do que alguém que ainda precisa entender direito o que você faz. E não são somente os clientes que precisam ser educados, quanto mais o mercado em geral conhecer seu serviço, mais se falará sobre ele e mais oportunidades surgirão. 

3. Ajudar no processo de vendas

Todo mundo que já trabalhou com vendas sabe que se aproximar de um novo cliente é um trabalho complicado e é importante estar bem preparado, o que inclui estar munido de informações para tirar quaisquer dúvidas que possam surgir durante o processo de negociação. Um bom vendedor sempre irá conhecer bem seu produto, mas nem sempre isso é suficiente para se concluir uma venda. Às vezes o possível cliente não possui tempo, ou paciência, para conversas telefônicas ou aproximações cara a cara, ou ele conhece muito pouco do seu produto para valorizá-lo a ponto de querer fazer um contato mais próximo.
Armar um vendedor (ou um funil automático de vendas) com materiais ricos, como ebooks, sobre o seu mercado e outras informações que podem despertar interesse do público é uma ótima maneira de deixá-lo pronto para se sair bem em vários cenários possíveis de um processo de vendas. Aqui na Rock Content, por exemplo, muitas vezes os possíveis clientes não possuem uma noção clara do que é marketing de conteúdo, por isso usamos bastante nosso primeiro ebook em nossos trabalhos de prospecção.

4. Gerar Leads

Os leads (pessoas ou empresas potencialmente interessadas em comprar seu produto) são o combustível que move qualquer departamento de vendas e é muito importante criar uma máquina eficiente de geração de leads para que seus vendedores possam trabalhar.
Conseguir leads valiosos é uma tarefa elaborada. De nada adianta comprar listas com milhões de e-mails, sendo que 99,9% desses nem sabem quem é sua empresa e não estão interessados no que você tem a oferecer, e esperar um bom resultado. Usar uma tática como essa só vai ser um desperdício de energia e tem um nome bem conhecido por aí: spam.
Hoje é necessário fazer com que as pessoas te forneçam seus dados voluntariamente, por se interessarem no que você tem a oferecer. Isso gera um cenário positivo para os dois lados. Ao te dar um e-mail, por exemplo, uma pessoa está assinando um canal de comunicação que irá trazer informações relevantes para ele. Por outro lado, você agora possui o contato de alguém que provavelmente se interessa por seu produto, ou pelo menos pelo seu mercado.
Após um certo tempo de interação (através da gestão de leads) é possível saber se umlead está pronto para ser abordado e incluído em um processo de vendas sem gerar uma percepção negativa.
Mas onde os ebooks entram nisso? As pessoas estão muito mais dispostas a fornecerem alguma informação (e-mail, nome, etc) para ter acesso a um conteúdo mais aprofundado do que um post de blog, por exemplo. Por isso, se seu objetivo for conseguir mais leads, vale a pena pedir que um formulário seja preenchido antes do download (ou, caso a pessoa já tenha preenchido o formulário, “pague” o download com um tweet ou compartilhamento no Facebook).

5. Trazer mais tráfego para seu site

Essa é uma das vantagens mais claras: se você escrever um bom ebook as pessoas irão baixá-lo, lê-lo, comentar sobre ele e compartilhar em redes sociais, aí mais pessoas irão fazer o mesmo, outros sites irão colocar links para sua página e assim o ciclo se mantém e as visitas crescem. Além de gerar um grande tráfego social, esse processo também irá te ajudar a conseguir um bom posicionamento em sites de busca como o Google.
Daí para frente é fazer com que seus visitantes se interessem pelo que você tem a oferecer, seja seu produto ou outros materiais que possam interessá-los. Novamente, tudo depende de escrever um ebook matador em primeiro lugar!

6. (Bônus) É um ótimo aprendizado

Por mais que você seja um expert em algum assunto, sempre há algo para ser aprendido e a pesquisa necessária para se escrever um ebook é uma ótima maneira de buscar novas informações e novos pontos de vista sobre o assunto tratado. Lembre-se: o bom profissional é aquele que está em constante processo de aprendizado. Ou, como dizem por aí: quem fica parado é poste.
E você, já usou ebooks em sua estratégia de marketing? Quais foram os resultados?  Conte-nos nos comentários.


FONTE: rockcontent



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