domingo, junho 30

AS GAFES DE MARKETING QUE MARCARAM O MÊS DE JUNHO

Garoto-propaganda da TIM, Luciano Huck usou Vivo; falta de higiene no Taco Bell e gafe na Microsoft estão entre as crises que colocaram as marcas na mira dos consumidores

Luciano Huck

Garoto-propaganda da TIM há quase dois anos, Luciano Huck deixou escapar que usa Vivo em seu smartphone pessoal. O apresentador usou um celular com chip da Vivo para postar uma mensagem em sua conta no Instagram no dia 14 deste mês. ““Acordar com 10 milhões de pessoas em sua página pessoal... não é todo dia”, escreveu Huck, ao lado de uma imagem de captura de tela em que é possível perceber que a rede do seu aparelho é da concorrência.
O apresentador Luciano Huck

Taco Bell

A rede de fast-food Taco Bell viveu uma crise de imagem nas redes sociais nos Estados Unidos na primeira semana deste mês. Uma fotografia do que parece ser um funcionário da empresa lambendo uma pilha de tacos gerou indignação de consumidores e está sendo compartilhada na internet junto a protestos. A empresa afirmou, em comunicado, que tem “rigorosos procedimentos de manipulação” e que puniria os envolvidos. O funcionário, mais tarde identificado, foi demtido.

Imagem de suposto funcionário do Taco Bell lambendo comida

Vivo versus Tim

No começo do mês, a TIM acusou a concorrente Vivo de plagiar a campanha publicitária "TIM Intelligence", voltada para o mercado corporativo. A denúncia foi acatada pelo Conar por maioria dos votos. As duas peças usam o mesmo conceito - os símbolos das companhias, respectivamente o Blue Man da TIM e o boneco da Vivo, em corte longitudinal e com elementos variados na parte interna - para ilustrar ações publicitárias diferentes. A Vivo ainda pode recorrer.
Peças da Vivo e da TIM envolvidas em processo de plágio no Conar

Microsoft

O lançamento do XBox One não foi exatamente o ápice do marketing da Microsoft. A política de obrigar o Xbox One a estar sempre conectado na internet ou realizar uma checagem on-line a cada 24 horas desagradou aos consumidores, e as coisas não melhoraram quando o executivo Don Mattrick cometeu uma gafe ao disparar que a empresa possuía sim um produto “para quem não pode ficar conectado, e o nome dele é Xbox 360”, a geração anterior do game. Os jogadores fizeram duras críticas ao posicionamento da empresa.

Chefão do Xbox comete gafe ao falar de One em entrevista

Hyundai

Um consumidor indignado com a Hyundai fez uma paródia de um comercial da marca e virou hit na web na primeira semana de junho. O paulista Hugo Martins, de 28 anos, comprou um carro da montadora com prazo de 90 dias para entrega, e após 150 dias sem recebê-lo, decidiu fazer um vídeo-protesto para a web. Intitulado "Final de semana sem HB20", o vídeo satiriza a última campanha da montadora, criado pela Z+, que mostra o final de semana "perfeito" com o modelo. O vídeo chegou a mais de 100 mil visualizações.

Hyundai Tucson 2013


FONTE: exame.abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário