sexta-feira, junho 28

SÍNDROME DO OBJETO BRILHANTE: FUJA DESSA CILADA



Objeto Brilhante
Everything Possible / Shutterstock
Se você possui um gato em casa sabe exatamente como os bichanos possuem um problema sério de foco. Em um momento ele está brincando loucamente com uma caixa de papelão como se fosse o brinquedo mais bacana do universo para, 30 segundos depois, esquecer completamente da caixa e ir brincar com um pedaço de lã, depois sair correndo pela casa e por aí vai. Por mais que isso seja simpático em um gato, não é uma característica muito boa em um profissional, afinal foco nos objetivos e estratégia é algo essencial, certo?
O pior é que, por mais que pareça óbvio e fácil de se evitar, isso acontece o tempo todo com as pessoas mesmo sem elas se darem conta e ocorre muito no mundo do marketing digital também, a ponto de existir um termo para definir isso: Síndrome do Objeto Brilhante (Shiny Object Syndrome). Mas afinal, o que é isso?

Definição de Síndrome do Objeto Brilhante


A Síndrome do Objeto Brilhante é definida de várias maneiras, mas sempre com um conceito básico: o hábito de ser atraído por novidades (objetos brilhantes), fazendo com que você se esqueça da sua tarefa atual, gerando uma constante perda de foco. Já começou uma dieta para, no meio do caminho trocar para outra nova dieta que é a onda do momento? Tem 20 ideias de negócios mas nunca tirou uma do papel, pois cada hora surge uma nova “ideia de um milhão”? Pois é, isso são todos sintomas da Síndrome do objeto brilhante.
No caso do marketing on-line e, claro, o marketing de conteúdo, podemos ajustar um pouco a descrição para se adequar melhor ao meio profissional:
Síndrome do Objeto brilhante é a busca constante pela próxima grande novidade do mercado sem nunca conseguir implementar e mensurar efetivamente os esforços da novidade anterior, levando a um desperdício de recursos e tempo.

Mas como isso acontece no marketing de conteúdo?

Respondendo rapidamente: isso acontece o tempo todo no marketing de conteúdo, muito mais do que você imagina, principalmente pelo fato de que no mundo digital as novidades acontecem muito rapidamente. Todo dia temos uma nova plataforma que é a “rede social do futuro”, um novo método de cálculo de performance, uma nova plataforma de vídeos, um novo sistema de cálculo de métricas, uma nova plataforma de blog, uma nova teoria, novos KPIs, etc. Tudo isso torna muito fácil a perda do foco durante a execução da estratégia.
Quando os blogs começaram a se popularizar toda empresa tinha que possuir um blog, afinal, quem iria ficar de fora? O resultado? Milhares de blogs às traças, mal implementados, que não trouxeram nenhum resultado e que rapidamente foram abandonados em prol da próxima novidade, provavelmente uma fanpage bacana no Facebook, que corre o risco de, em breve, sofrer o mesmo destino.
É fácil ver quando uma empresa é vítima da Síndrome, seu site terá links para seu blog, perfil no Facebook, board no Pinterest, perfil no Twitter, perfil no Vine, Tumblr, Youtube, Vimeo, Slideshare, Scribd, Quora e qualquer que seja a sensação do momento, mas sempre desatualizados, pois afinal, é difícil manter um mar de perfis sempre em dia.

Dicas para evitar a Síndrome


O maior desafio para se escapar dessa cilada é conseguir mudar seus hábitos pessoais e, assim como já insistimos várias vezes no que diz respeito ao marketing de conteúdo, tudo depende de organização e dedicação. Afinal, refletindo um pouco, é possível alcançar alguma coisa na vida sem essas duas atitudes? Aqui vão algumas dicas para você não ser vítima da Síndrome do Objeto Brilhante:

1. Pense em sua estratégia


Se você está investindo corretamente em marketing de conteúdo, possui uma estratégia que guia todas as sua decisões e que possui, no final das contas, um objetivo claro para sua empresa. Novidades no mundo do marketing digital aparecem o tempo todo, então, antes de começar qualquer ação ou adoção de uma nova ferramenta, pare e se pergunte: é possível encaixar essa novidade na minha estratégia? Ela irá me ajudar a alcançar o objetivo? Se a resposta for não, nem perca seu tempo e não se preocupe em ser taxado de careta, o que importa são resultados!

2. É executável?


Ok, agora você já sabe que investir em alguma nova tecnologia ou novidade é interessante do ponto de vista estratégia, agora vem a segunda pergunta: você tem recursos para isso? Gerenciar uma nova ferramenta demanda trabalho e dedicação! De nada adianta você criar uma conta no Vine (só para citar uma última moda) e não ter dinheiro e/ou tempo para mantê-la atualizada. E nem pense em alocar recursos destinados a outra ferramenta que ainda está sendo testada, esse é o maior sintoma da Síndrome.

3. Resista às tentações


Resistir às tentações está diretamente ligado ao ponto anterior. Você já decidiu usar uma ferramenta, possui os recursos para tal e está com a máquina rodando. Inevitavelmente alguma super-novidade-mega-plus-do-marketing aparecerá e você, claro, não pode ficar de fora, certo? Bem, nem pense em atrapalhar seu plano atual, afinal, você apenas começou a testar essa nova ferramenta e ainda nem teve tempo de ver seus resultados.
Quer usar a super-novidade-mega-plus? Volte a dica número um dessa lista, veja se ela se encaixa em sua estratégia e siga os mesmos passos. Rinse and repeat para cada novidade que aparecer por aí. Lembre-se, às vezes os resultados de esforços de marketing, principalmente o marketing de conteúdo, demoram para dar resultados.

4. Supere as dificuldades, não desista


Bem, o título já é auto-explicativo e devo dizer que essa é uma lição para tudo na vida, então é melhor deixar você com algumas citações motivacionais por pessoas que escrevem bem melhor do que eu:
  • “Nada é difícil se for dividido em pequenas partes.” (Henry Ford)
  • “No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.”(Albert Einstein)
  • “A persistência é o menor caminho do êxito.” (Charles Chaplin)
Pronto, motivado a não desistir se houver algum desafio maior? Ótimo, porque agora vem um dos pontos mais importantes:

5. Vá até o final, meça e avalie


Pronto, você chegou até aqui! Resolveu utilizar alguma novidade, seguiu o plano, superou as dificudades e finalmente tem dados suficientes para avaliar se vale a pena continuar investindo ou não. Lembre-se, o marketing digital se baseia puramente em resultados, o famoso ROI (retorno sobre investimento), por isso é muito importante medir tudo desde o início. Se os resultados forem positivos, ótimo, você acabou de achar mais uma maneira eficiente de trazer valor para seu público e sair ganhando com isso.
O experimento não deu certo? Bem, é hora de testar algo novo, certo? Nem sempre as coisas dão certo, mas o mundo do marketing é isso mesmo, testar e validar várias oportunidades para ver quais são realmente eficientes. Que tal mais algumas frases motivadoras sobre o fracaso?
Brincadeira, isso seria um pouco demais para um post de blog só e eu não sou tão brega assim. Mas e aí, possui alguma outra dica para ajudar contra a Síndrome do Objeto Brilhante? Isso já aconteceu com você? Vamos trocar uma ideia nos comentários!


FONTE: rockcontent

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