domingo, junho 30

A LÍNGUA INGLESA E AS VANTAGENS EM SER POLIGLOTA


A vantagem em ser um profissional ligado aos diversos idiomas e as oportunidades na carreira

Ser poliglota é ter a capacidade de falar e entender diversos idiomas. Essa capacidade é atualmente indispensável para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso. Isso se dá pelo fato de que saber apenas o idioma Inglês já não é mais garantia de conseguir um bom emprego, deixando de ser um diferencial e passando a ser um requisito mínimo, na maioria dos casos.

Hoje em dia, diversas empresas cobram em suas entrevistas de emprego o conhecimento do candidato na língua inglesa como um requisito mínimo e para demonstrar um diferencial é preciso demonstrar conhecimento em um terceiro idioma. Com isso surge a necessidade de aprender várias línguas e se tornar um poliglota.

Isso é consequência da globalização, dos diversss contatos feitos pelas empresas brasileiras com empresas estrangeiras e também pelo advento das multinacionais em larga escala no país. É importante ainda lembrar da qualidade dos cursos oferecidos em outros países que possuem reconhecimento mundial e que, sem dúvida, tornam o profissional ainda mais respeitado em sua área.

Além disso um profissional poliglota pode atuar de diferentes formas, utilizando seu conhecimento em outras línguas em reuniões com acionistas estrangeiros, na busca por parceiros ou apenas por network.

O inglês, geralmente, é tido como uma necessidade básica e isso pode ser entendido por números, afinal atualmente no mundo mais de 550 milhões de pessoas falam fluentemente esse idioma. Além disso as maiores potências mundiais tem o inglês como língua nativa. E no Brasil apenas 3% dos profissionais demonstram ter fluência nessa língua.

Além do Inglês, outros idiomas também são muito relevantes e fazem toda a diferença na carreira de um profissional, são eles: o Espanhol (que é falado por mais de 350 milhões de pessoas no mundo); o Chinês (Mandarim, falado por quase 900 milhões de pessoas no mundo); o Português (nossa língua nativa, é falado por mais de 250 milhões de pessoas no mundo); o Russo; o Alemão; entre outras. Esses idiomas, além de serem falados por milhões de pessoas, ainda se encontram em locais estratégicos no mundo dos negócios.

Carreiras que convivem com a língua estrangeira

Existem também algumas profissões que tem em uma língua estrangeira a base de atuação. Esses profissionais convivem diariamente com uma língua estrangeira e devem ser fluentes em, ao menos um, outro idioma para conseguir desenvolver da melhor maneira seu trabalho.

Como exemplo podemos citar o profissional de Relações Internacionais. Eles são de grande importância para uma empresa, pois lidam com questões diplomáticas e buscam alguma solução para esse conflito. Para resolver esses problemas é de grande importância que a comunicação e o entendimento sejam recíprocos.

Outro setor que vem crescendo e com ele a necessidade de saber se comunicar em outro idioma é o de Turismo. Visando o futuro próximo, com a realização da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016, tais profissionais estão sendo muito valorizados e a oferta de vagas em hotéis é grande.

Podemos citar também os Tradutores, que vivem interpretando outras línguas e são muito procurados em grandes empresas para a elaboração e correção de contratos multinacionais.

FONTE: guiadacarreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário