terça-feira, junho 25

APRENDA A COMPRAR COM SEGURANÇA NA INTERNET


comprar com segurança

Em uma crescente era de preocupação com a segurança, compras online tem sido foco de roubos de cartões, prazos de entrega estranhos e muitos problemas judiciais. Saiba como comprar com segurança online.

Aprenda a comprar com segurança online

Primeiro de tudo, é importante conhecer as lojas onde você quer comprar. Sites mais famosos como Submarino, Fnac, Saraiva, MagazineLuiza e muitos outros dão menos dores de cabeça na hora da entrega, mas não são garantia que não terá problemas na compra.
Um dos maiores sites brasileiros na hora de descobrir se a empresa tem muitos problemas é oReclame Aqui. Nele, você pode buscar a empresa conhecer a sua reputação, ver as reclamações mais típicas, quais foram resolvidas, quais não foram e qual é o tempo médio de demora a resposta de algum problema.
Existe também uma extensão para o Google Chrome que lista todos os sites que são ou não recomendados pelo PROCON-SP para compras online.
O app, chamado Lista Segura, funciona como uma extensão e pode ser obtido na Chrome Web Store. Após acessar sua página dentro da loja, clique em “Usar no Chrome”, ele será instalado, mas não aparecerá na barra de navegação. Somente quando você acessar um site que se encontra na lista dos 275 publicados ele será ativado.
Uma notificação em forma de um círculo com um X será mostrado na barra de endereços. Quando o usuário clicar em cima do mesmo, terá as informações divulgadas pela empresa sobre o site em questão.
Existe também a opção de comprar por sites como o Mercado Livre, que tem oferecido a diversas pessoas uma solução rápida e fácil de e-commerce. Nessa hora, o importante é ver a reputação do vendedor. Há vários níveis de reputação no site, sendo o maior de todos o MercadoLíder Platinum.
comprar com segurança online
 Ao clicar em ver todas as qualificações, pode se ter uma maior quantidade de informações sobre compras concretizadas, quais receberam pontos positivos, neutros ou negativos.
comprar com segurança online
Fique atento também a produtos que pareçam ter a procedência duvidosa ou um preço muito abaixo do praticado em outras lojas, como fones tipicamente vendidos a R$ 400 por R$ 70.
Muitos desses produtos podem ser falsos e enganar o consumidor. A melhor opção nesse momento é acessar sites como o Buscapé para comparar os melhores preços praticados pelos sites. É importante lembrar que o Mercado Livre não é responsável pela entrega ou verificação da procedência do produto ofertado no site.
Agora você já escolheu o produto, fez todas as verificações possíveis e está na hora de adicionar seus dados do cartão. Pera lá, vamos primeiro ter certeza que o site utiliza certificados de segurança.
Boa parte dos sites utiliza TLS, ou Transport Layer Security. Isso é um protocolo de segurança que cria conexões criptografadas entre o seu computador e o site para que não ocorra a interceptação de dados, como cartões de crédito, endereços de entrega, dentre outras coisas.
O Submarino, por exemplo, utiliza as soluções do siteblindado.com.br. Você pode encontrar um selo de certificação no final da página, clique nele e verá que é oficial. Há outras soluções como o Verisign e o TRUSTe.
Quando se está na página, certifique-se que a barra de endereço esteja com as iniciais HTTPS://. Em navegadores, se pode clicar com o mouse em cima do cadeado que aparece ao lado para descobrir qual é o tipo de criptografia. No caso do submarino, se usa uma criptografia de 256bit, como demonstra a imagem abaixo.
comprar com segurança online
Outra ferramenta importante são extensões para seu navegador que podem filtrar sites maliciosos ou suspeitos. Um muito bom para isso é o Avast Online Security, você pode adicionar em seu Google Chrome por meio desse link.
Por fim, de nada serviria todas essas medidas se não protegeres seu PC também. Não se esqueça de instalar um bom Antivírus e Firewall.
Produtos como o Kapersky oferecem monitoramento em segundo plano, que verifica todas as informações enviadas de seu computador para a internet e vice-versa. Você pode conferir a lista com os melhores programas de segurança para internet aqui.

FONTE: Baboo

Nenhum comentário:

Postar um comentário