Pelas suas estratégias diversas e dinâmicas, o marketing no Facebook pode ser muito produtivo para a sua empresa. A começar, a simples presença da empresa no Facebook será percebida por milhares de pessoas que se interessem pelo seu segmento.
Além disso, no Facebook, a mensagem que a sua empresa passa é descontraída e cativante, fazendo com que o público-alvo interaja de maneira positiva. Em uma eventual página de fãs, por exemplo, podem ser apresentados conteúdos para mostrar a identidade e a missão da sua corporação. É também possível divulgar os seus produtos por meio de textos, fotos e vídeos relacionados, além do produtivo recurso de organizar eventos e promoções para chamar clientes.
Quer saber como ter sucesso com os anúncios do Facebook e quais são os posts que aumentam a interação com os fãs? Confira as nossas dicas!
1 – Escolha um objetivo
O formato dos seus anúncios dependerá de qual objetivo você quer alcançar com eles. Se você é novo no Facebook, o ideal é que você inicie um projeto para aumentar a sua audiência primeiro, afinal o seu objetivo é que as pessoas posam ver o seu conteúdo, o que não vai acontecer se você não tiver nenhum fã. Invista sempre em conteúdo de qualidade, pois isso vai ajudar a sua página a se tornar uma referência no assunto.
2 – Realize trocas
Quando Zuckerberg lançou a rede social, os marqueteiros tinham que procurar outra ferramenta para realizar uma promoção. Atualmente, o caminho é mais fácil, pois o próprio Facebook possui esse sistema.
Em troca do endereço de e-mail dos usuários, por exemplo, dê um e-book sobre mídias sociais. Dessa forma, enquanto você melhora os contatos do seu marketing, os seus fãs ganham conhecimento.
3 – Seja mobile-friendly
Em casa, na rua, no carro, no ônibus, em todos os lugares há pessoas usando um celular! Para se ter uma ideia da importância do aparelho, atualmente, quase metade das atividades do Facebook são realizadas por um dispositivo móvel. Sempre que for criar conteúdo para a rede, verifique se ele vai se adapatar bem na tela de um smartphone, pois muitas das suas visitas podem não vir de um computador.
4 – Seja claro e direto
Como toda rede social, o Facebook exige uma linguagem rápida e objetiva. Se você pretende chamar o seu leitor para conferir uma novidade em seu blog, participar de uma promoção ou evento, nada de enrolação! Use uma linguagem clara e direta, e seja breve: apesar de não ter limites de caracteres como no Twitter, posts curtos também fazem sucesso no Facebook.
5 – Anuncie com uma conta no Facebook
Apesar de ser possível, há um porém de se anunciar sem ter uma conta no Facebook: seu anúncio aparecerá apenas na coluna da direta na rede social. Se pretende conseguir destaque na página de notícias dos usuários, o ideal é não fugir do cadastro no Facebook.
6 – Não tenha medo de arriscar
No Facebook, basta que um fã curta ou comente um post seu para que os amigos visualizem a atividade. Pense na divulgação que a sua marca terá, já que seus anúncios aparecem também para aqueles que ainda não curtiram a página da sua empresa. Se uma corporação resolve aumentar o seu orçamento para anunciar nessa rede social, ela certamente aumentará a sua audiência.
7 – Aproveite o espaço para divulgar
Não use o anúncio do Facebook apenas para promover um novo produto. Divulgue também a sua página, um evento ou um aplicativo que você tenha desenvolvido.
8 – Crie uma equipe
Ajuda de outros profissionais é sempre bem–vinda, principalmente daqueles que conhecem bem as estratégias ideais para melhorar os resultados na rede. O Facebook permite adicionar outras pessoas para realizarem essa atividade com você!
É muito prático: clique em “gerenciamento de anúncios”, depois em “configurações”, “configurações de conta”, escolha o nível de acesso do seu parceiro e, por fim, selecione “adicionar usuário”. Lembre-se que somente seus amigos da rede social ou quem possui uma conta de e-mail tem permissão para fazer parte de sua equipe.
9 – Escolha seu plano
O Facebook é bastante flexível de acordo com a sua necessidade. É possível anunciar diariamente ou por períodos específicos. A escolha é sua! Porém, atenção: se deixar de pagar algum anúncio, a divulgação é imediatamente interrompida.
Se quiser mudar a campanha de anúncio, isso também é possível. A partir do momento que você iniciar a divulgação, é permitido alterar prazos e orçamentos diários. Só não é possível alterar o custo mínimo, que é de 50 dólares por dia.
10 – Adicione imagens aos seus anúncios
No Facebook, as imagens são essenciais! Elas não só ajudam a aumentar o engajamento com o público, como a destacar o seu anúncio entre as informações que estão na página de notícias dos usuários.
Evite usar a imagem automaticamente gerada pelo Facebook. Opte por uma que ajude a chamar mais atenção para aquilo que você está divulgando.
Ter um número bom de imagens ajuda a construir um anúncio eficiente. Atualmente, a rede social criada por Marck Zuckerberg, permite adicionar até seis imagens por anúncio. Além disso, é interessante acompanhar para perceber qual imagem traz um melhor retorno para a sua página e trabalhar em cima dessa informação.
11 – Cuidado com o tamanho das imagens
O Facebook tem diversas imagens: de perfil, capa, das postagens, além de diversos thumbnails, o que faz com que seja bem difícil decorar o tamanho ideal para uma imagem. Sempre que for fazer uma postagem, dê uma olhada para saber se as imagens que você vai postar estão no tamanho ideal, afinal, você não quer portar algo e logo depois descobrir que a resolução não ficou legal. Se tiver alguma dúvida, nós temos o guia completo com tudo o que você precisa saber bem aqui:http://marketingdeconteudo.com/tamanho-imagens-redes-sociais/
12 – Escolha o seu público
O anúncio do Facebook tem ótimas ferramentas para você definir o seu público. É possível fazer essa definição através de características importantes como localização, idade, gênero, local de trabalho, status de relacionamento, idioma e educação. Além das características que foram citadas acima, é possível conhecer melhor os seus possíveis clientes a partir de outras categorias, clicando na seção “mais categorias”.
13 – Amplie a sua rede de amigos
Se você não tem nenhum like na sua página, isso significa que ninguém está vendo o conteúdo que você está postando. E mesmo que o seu número de likes seja adequado, é sempre bom ficar de olho nesse número, até por que apenas uma pequena porcentagem dos seus seguidores vão realmente ver o seu conteúdo. Uma vantagem de anunciar no Facebook é que você pode promover anúncios para aqueles que curtiram a sua página, para os amigos deles ou até para os usuários que não curtiram a página da sua empresa.
Se escolher as duas últimas opções, apenas se lembre de que estará buscando um público novo, e seu conteúdo pode não ser tão relevante assim para eles. Enquanto você descobre o seu público, a rede social gera o número de pessoas que você está alcançando para te auxiliar. Assim, você pode verificar quem está sendo atingido pelos seus anúncios e verificar se está, de fato, valendo a pena.
14 – Chame clientes para a sua empresa
Se você tem interesse em trazer clientes para conhecer o seu estabelecimento, filtre pessoas que moram próximas à empresa. Assim, você aumenta a possibilidade que eles de fato conheçam o seu espaço físico.
15 – Coloque sua lista de e-mail no facebook
Se o seu objetivo é fortalecer o contato com os seus clientes, uma boa estratégia é adicionar a sua lista de e–mail no Facebook — com o público segmentando, você pode aumentar o engajamento dos seus anúncios. É possível enviar a sua lista de e-mails ou conectar diretamente pelo programa Mail Chimp, clicando em “novo público”, na seção “público”.
16 – Invista em bom conteúdo
Se a sua página for criada apenas para divulgar o seu produto, é melhor mudar de objetivo. Ter um bom conteúdo ajuda a aumentar o número de seguidores! Não se esqueça de ser criativo na manchete dos seus posts, pois a maioria dos seus leitores só irão se interessar pelo seu anúncio com uma headline de destaque.
17 – Crie um vídeo
Se você pretende aumentar o engajamento de sua marca com os seus fãs, os vídeos são ótimas opções! É impressionante como as estatísticas aumentam quando essa mídia é utilizada.
18 – Não enrole
Para um anúncio se destacar nas páginas de notícias dos seus fãs, não enrole. O ideal para o seu texto é entre 100 a 200 caracteres. Pratique a velha tática de informar muito com o mínimo de palavras!
19 – Seja atualizado
Alterar a foto de capa de acordo com algum evento ou estação do ano mostra para os seus seguidores que você, acima de tudo, deseja se manter interessante para eles. Use esse espaço também para promover seus eventos e sorteios.
Ademais, postar com frequência é fundamental para o seu público continuar interagindo com a sua página. Porém, lembre-se que nada em excesso é bom e isso inclui as mídias sociais. Busque distribuir os posts ao longo dia.
20 – Use relatórios do Facebook para mensurar o seu sucesso
Com os relatórios é possível visualizar quais foram os seus posts que tiveram mais acesso, que foram mais compartilhados e que tiveram mais curtidas. Esses dados são importantes para você verificar se está fazendo um anúncio ou um post corretamente.
Se tiver um bom retorno, continue o que estava fazendo. Se não, pense em novas estratégias para melhorar a sua tática de marketing!
21 – Marque páginas ou pessoas
Incluir tags com nomes de pessoas em seu post é uma ótima forma de melhorar o alcance do seu anúncio, especialmente quando você está trabalhando com outras organizações. Assim que visualizarem a sua postagem, as chances de outras empresas a compartilharem irá aumentar. Para fazer isso, basta digitar @ que, em seguida, aparecerão sugestões de nomes que você pode marcar.
22 – Use hashtags (#)
Apesar de não ter a mesma eficácia que no Twitter, é importante que você use as hashtags para que elas te ajudem a promover alguma campanha, por exemplo. Além disso, você pode conhecer as opiniões do seu público acerca de um post que você está divulgando.
23 – Compartilhe testemunhos no facebook
A opinião das pessoas sobre a sua marca é importante. Portanto, promova enquetes e publique os testemunhos dos seus clientes para agregar ainda mais credibilidade à sua marca.
24 – Faça perguntas
Clientes gostam de serem ouvidos. Portanto, a partir de hoje, busque saber a opinião deles sobre assuntos que você posta em sua página do Facebook. Mantenha as perguntas simples, uma vez que não são todos que têm tempo para escrever muito nas redes sociais.
25 – Saia do seu mundo
Participar de campanhas que estão bombando no Facebook também ajudam na qualificação da sua imagem. Se você não participou do “desafio do gelo”, por exemplo, perdeu uma ótima oportunidade de aumentar a interação com outros fãs e marcas.
26 – Faça seu seguidor virar um usuário VIP
Procure postar conteúdos exclusivos para que seus fãs sintam que são importantes para a sua empresa! Publique informações que não serão encontradas em nenhum outro lugar e somente para aqueles que seguem a sua página.
27 – Compartilhe conteúdo produzido pelos fãs
Compartilhar aquilo que eles enviam por e-mail ou por mensagem no Facebook é uma ótima forma de aumentar a interação entre os seus seguidores. Promova essa vivência com assutos interessantes e que o seu público tenha propriedade para falar.
28 – Use chamadas interativas
Posts com lacunas chamam a atenção do seu público, por exemplo. Você pode colocar uma pergunta, vídeo ou foto junto com a lacuna para criar conteúdos dinâmicos e interativos!
Outra alternativa seria encorajar os fãs da sua página a criar legendas para as suas fotos, aumentando a participação deles em sua página. Opte por adotar essa estratégia com imagens engraçadas.
29 – Use citações
Citações de escritores ou personalidades famosas também ajudam no engajamento com o público. Coloque sempre frases com imagens para aumentar o destaque da sua postagem!
30 – Pegue carona com os memes
Os memes são capazes de trazer ótimos retornos. São fáceis de criar e são populares, o que garante que, investindo nessa estratégia, você tenha a maior probabilidade de obter êxito com os seus anúncios. Isso, claro, se o conteúdo for produzido com qualidade.
Quais estratégias recomendadas lhe chamaram mais a atenção? Você já utilizou alguma delas na página da sua empresa? Comente abaixo sobre a sua experiência com os anúncios do Facebook!
FONTE: marketingdeconteudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário