quinta-feira, outubro 16

Existe um item que você deveria deixar de fora do currículo

Nos processos seletivos, é altamente provável que os recrutadores selecionem candidatos com a mesma orientação política



iStock

Sua opinião política importa, mesmo em lugares de trabalho que pareçam apartidários. De acordo com um estudo da Universidade de Stanford, na Califórnia, as tendências políticas moldam a opinião dos empregadores sobre os candidatos mais do que fatores comumente ligados com discriminação, como cor, religião ou gênero.
Em um dos testes, os estudiosos examinaram como a opinião política influenciaria situaçãos onde a política não estava ligada. Mil pessoas foram testadas: elas tiveram que escolher entre diversos currículos de estudantes para um estágio. Os currículos incluíam fatores ligados a raça, como uma pessoa estar ligada ao movimento negro, assim como fatores políticos, como um dos candidatos estar ligado à ala jovem de algum partido.
Apesar da raça ter influenciado a percepção sobre os candidatos, o impacto das posições políticas foi muito mais significativo. Os participantes da pesquisa escolhiam os estudantes com a mesma visão política 80% das vezes, mesmo quando o candidato do outro partido tinha credenciais acadêmicas melhores.
Em um outro experimento, os pesquisadores organizaram um jogo baseado em confiança com 800 pessoas. Algumas dessas pessoas participantes do experimento recebiam dinheiro e poderiam dar a quantia que quisesse para outro participante. O resultado? Os participantes davam "quantias de dinheiro significantemente maiores quando eles tinham que escolher quanto dar para pessoas que tinham a mesma opinião política".
O estudo revelou que, nas sociedades ocidentais, é cada vez mais comum os lugares que frenquentamos e nossos círculos se fecharem com pessoas que vivem, pensam e votam como nós votamos. Isso torna difícil achar um lugar neutro, no qual as crenças políticas não ofusquem a competência ou qualificações de um candidato.

Com informações do Mic

Nenhum comentário:

Postar um comentário