Diálogo transparente, campanhas multimídia, integração com meios tradicionais e métricas são as chaves para se dar bem
Uma pesquisa divulgada nesta semana com cem casos brasileiros de marketing em mídias sociais mostra que as marcas estão começando a desenvolver as suas próprias campanhas. 22% delas já delegam esse trabalho para seus respectivos departamentos de marketing, e não o terceirizam para agências.
Isso representa uma lição para pequenos e médios negócios que queiram se engajar com seus consumidores de forma barata – e com resultados tão grandes quanto o das grandes empresas. Mas, para se dar bem nesse mundo, Vinícius Pereira, diretor do Media Lab da ESPM, que realizou a pesquisa citada acima, lista três regras de ouro. Para completar, acrescentei uma quarta regra, que é muito importante e vem ganhando espaço nas discussões.
Confiram:
1. Sua empresa precisa perceber que as mídias sociais são mecanismos de diálogo com os consumidores, que precisam ser leves, lúdicos e principalmente transparentes. Esqueça a unilateralidade de outros meios.
2. Não basta criar uma campanha em vídeo. Ou texto. Ou com imagem. Você precisa misturar tudo e fazer com que cada aspecto funcione em harmonia com os outros.
3. As mídias sociais não substituirão as mídias tradicionais de massa e offline. Portanto, você tem de encontrar formas de integrar todas, quando necessário, para conseguir os melhores resultados.
4. As métricas são a âncora para dar estabilidade para sua campanha nesse mar turbulento que são as mídias sociais. Elas poderão guiar suas decisões e dar um pouco mais de segurança. Defina quais são seus objetivos e que números serão importantes para cada ação que você planejar. Use a internet para encontrar as ferramentas que o ajudarão a monitorar esses resultados. Sempre recorra a ajuda especializada.
FONTE: pegn
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