Produtos e serviços inovadores, entrada de grandes marcas no mercado brasileiro e lançamentos sustentáveis estão na lista elaborada pelo Mundo do Marketing
O ano de 2013 foi marcado por muitas notícias que movimentaram o mercado. Elas incluem lançamentos de produtos e serviços inovadores, a chegada de grandes marcas ao mercado brasileiro, criação de novos formatos de negócio com foco na sustentabilidade e o relançamento de itens de sucesso no país.
Selecionamos 10 lançamentos que foram destaque no Mundo do Marketing durante o ano. Amazon, Domino´s, Apple, Natura, Motorola, eBay, Sony, Oreo, Coca-Cola, Brastemp, Gap, Forever21 e Desigual são as marcas que ganharam destaque no noticiário do portal e também atraíram a atenção dos leitores.
As notícias desta lista geraram grande repercussão, mas nem todas reverberaram de forma positiva. Em alguns casos, as novidades acabaram gerando queixas e críticas por parte dos consumidores. Veja a seguir 10 novidades que movimentaram o mercado em 2013.
iPhone 5C
A Apple apresentou dois novos modelos do iPhone este ano: o já esperado iPhone 5S e uma nova linha, o iPhone 5C. Inicialmente, os boatos diziam que o 5C se tratava de uma investida da marca no segmento de smartphones de baixo custo. Porém, o modelo na verdade veio para substituir o iPhone 5, que saiu de linha. O 5C conta com a mesma configuração do 5 e a principal mudança em relação ao antecessor é o material adotado: o policarbonato que reveste a lateral e a traseira, compostas por uma peça única. Este acabamento plástico, bem diferente do vidro e alumínio tradicionalmente adotado pela empresa, dividiu opiniões e alguns consideraram que ele daria um aspecto “frágil” ao smartphone. No Brasil, outro ponto polêmico é o preço. O iPhone 5C é vendido a partir de R$ 1.999,00, na versão sem contrato com operadora.
Natura Soul
A Natura criou a linha Natura Sou, focando em sustentabilidade e em um novo conceito que segue o lema “Para que você precisa do que não precisa?”. As embalagens do hidratante, shampoo, condicionador e sabonete líquido foram desenhadas com um formato que facilita a retirada do conteúdo e evita desperdício. Os recipientes têm 70% menos plástico do que outros similares e o processo produtivo apresenta redução de 60% na emissão de CO2. Os produtos chegaram ao mercado em junho com a proposta de testar o conceito, que poderá ser expandido a outras linhas de produto da empresa, caso a aceitação do público seja positiva.
Ebay no Brasil
O eBay iniciou as suas operações no Brasil focando inicialmente na área de moda. O portal para compra e venda de produtos disponibilizou aplicativos para smartphones e tablets com os sistemas Android e iOS, mas a versão completa do site em português estará disponível para os usuários somente em 2014. O plano de Marketing para o mercado nacional deve acompanhar a estratégia utilizada em outros países emergentes como China, Rússia e Índia. O segmento de moda foi escolhido pela marca por ser bastante procurado por brasileiros no eBay internacional. De acordo com a companhia, a cada quatro minutos uma bolsa é comprada por consumidores do Brasil.
Coca-Cola relança versão light
A Coca-Cola resolveu relançar a Coca-Cola Light depois que uma pesquisa da própria marca apontou uma taxa de 99% de recall da versão. Outros 33% dos entrevistados afirmaram que comprariam o refrigerante se ainda fosse vendido. O relançamento reforça um dos quatro compromissos globais promovidos pela Coca-Cola Company, que é o de oferecer opções de bebidas de baixas calorias e sem calorias em todos os seus mercados. O produto havia sido retirado de circulação em 2009, quando a companhia lançou a Coca-Cola Zero.
Moto X
Cerca de 14 meses após o Google comprar a divisão mobile da Motorola, a marca apresentou o primeiro smartphone com a chancela do gigante das buscas: o Moto X. O aparelho traz uma boa configuração, mas não veio para brigar com os dispositivos top de linha. Seu grande destaque é para a versatilidade de uso e para a possibilidade de customização do telefone: nos Estados Unidos, o Moto X pode ser montado na web. São 18 opções de cores para a capa, frente, botões da lateral, aro em volta da lente da câmera, o que resulta em um total de 504 variações possíveis. Outro destaque é que o Moto X foi o primeiro smartphone a ter o recurso de comandos de voz Google Now. Com ele o usuário pode executar tarefas básicas sem utilizar as mãos como realizar uma busca na web, usar o GPS, configurar o despertador e atender a uma ligação.
Brastemp lança fogão conectado
A Brastemp apresentou um fogão que se conecta a smartphones e tables. Mostrado ao público durante a 8ª Eletrolar Show, o Brastemp Smart Cook é mais um item a integrar a chamada indústria da facilidade e conta com forno duplo – elétrico e a gás – e interface touchscreen para controlar as suas principais funções. A tecnologia Smart Cook permite fazer o download de mais de 50 receitas diretamente e programar o seu preparo no forno elétrico. O consumidor só precisa colocar o prato no forno e ligar. A novidade chegou ao mercado em outubro pelo preço de R$ 4.599,00.
Gap, Forever21 e Desigual chegam ao Brasil
A chegada de grandes varejistas de moda movimentou o mercado brasileiro em 2013. Marcas como GAP, Forever21 e Desigual informaram a sua chegada e abriram lojas no país, aumentando a concorrência com redes já estabelecidas por aqui. O Brasil passou a estar no foco de grandes varejistas de moda estrangeiros porque possui uma classe média consumidora ascendente e uma população jovem.
Mondelez traz Oreo de volta
A Mondelez relançou Oreo no mercado nacional. O biscoito foi trazido para o país em 1995, mas depois foi descontinuado. Para o seu retorno, a empresa firmou venda exclusiva na rede Walmart e em outras bandeiras da companhia, como Sam´s Club, BIG, Mercadorama e Nacional. Para promover a novidade, foram enviados kits para formadores de opinião e criadas ações no digital, além de sampling em mais de 50 pontos de venda. O produto pode ser adquirido em pacotes individuais, contendo quatro biscoitos, com 36 g; embalagem familiar com 10 unidades, contendo 90g; e o multipack com 16 unidades, pesando 144g.
Sony PlayStation 4
A Sony passou por altos e baixos ao anunciar as características do seu novo console de videogame, o PlayStation 4. Inicialmente, o aparelho foi muito bem recebido e elogiado por não conter algumas das políticas restritivas do Xbox One, seu principal concorrente. Mas quando a companhia divulgou o preço oficial do PS4 no Brasil (de R$ 3.999,00), o aparelho foi de herói a vilão da nova geração. Custando quase o dobro que seus concorrentes, o produto foi alvo de críticas e virou piada na rede: marcas como Ponto Frio, Walmart e Banco do Brasil ironizaram o valor. A reação foi tão forte que forçou a Sony a publicar uma tabela supostamente explicando a razão para um valor tão alto.
Marcas testam entrega com drones
A Amazon vem testando um sistema de entregas feitas por drones. O novo serviço Amazon PrimeAir usará os dispositivos voadores para levar produtos dentro de um raio de até 15 Km e será mais uma opção de frete a ser disponibilizada pela loja virtual aos seus consumidores. A expectativa é que as entregas nas áreas cobertas pelo novo serviço aconteçam em até 30 minutos. O Amazon PrimeAir deve ser disponibilizado oficialmente nos Estados Unidos apenas em 2015, pois ainda depende de regulação do Federal Aviation Administration (FAA).
No início do ano, a Domino´s do Reino Unido também fez testes semelhantes para a entrega de pizzas. O DomiCopter é controlado por controle remoto e teve um vídeo publicado nos perfis sociais da marca, mas ainda não há previsão para a sua aplicação comercial.
FONTE: mundodomarketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário