Já falamos em um post anterior sobre os benefícios de participar de eventos da sua área. Agora, a apenas 3 dias do RD Summit (!!), é hora de explorar um pouco o como, já que tirar benefícios concretos de um evento é muito mais do que apenas assistir a palestras e trocar cartões com várias pessoas.
Para isso, bati um papo rápido com o nosso CEO, Eric Santos, que deu 8 dicas práticas de como aproveitar eventos para fazer e tirar valor do networking:
Saiba quem vai estar lá
Antes de ir ao evento, procure descobrir quem irá participar e analise quem pode ser relevante para você ou sua empresa. Mapeie as 3 ou 4 pessoas principais, busque-as nos intervalos e se apresente de forma objetiva, procurando já na introdução ressaltar os pontos de interesse mútuo. Fica ainda melhor se você souber de um amigo em comum que também estará no evento e pedir para ele fazer a ponte. “Em alguns casos até faz sentido entrar em contato com essas pessoas ainda antes do evento e ver se é possível pré-agendar uns 15 minutos durante o mesmo para conversar”, sugere Eric.
(Se você quiser saber quem vai no RD Summit, criamos um evento no Facebook que boa parte dos participantes também já confirmou presença)
Saiba o que (e como) falar
Treine uma apresentação própria e bem objetiva, o famoso elevator pitch: quem você é, o que faz, onde trabalha, etc. Prepare um discurso resumido para que os demais saibam em poucas frases com quem estão falando e porque eles devem se importar contigo. (Veja alguns materiais sobre isso aqui)
Um ponto muito importante é não chegar abordando as pessoas já no “modo vendedor”. Ouça primeiro o que os outros fazem, conheça as pessoas, se interesse de forma genuína e deixe a conversa fluir naturalmente. Se você perceber que há sentido em falar sobre o que sua empresa oferece, aí sim pode começar o seu pitch de venda.
Supere a timidez
Isso os americanos fazem muito melhor do que nós. ;) Seja agressivo. As pessoas estão em um evento para fazer networking. Evite ficar em rodas apenas com pessoas que você conhece – afinal, para fazer isso não é preciso ir a eventos. Circule pelo ambiente, mostre-se disposto a conversar, puxe um papo e seja simpático.
Gaste tempo com quem interessa
Não é preciso conversar com todos os participantes do evento. Vale muito mais voltar do evento com algumas poucas conexões fortes do que com 50 cartões que você nem lembra de quem são. O importante é investir seu tempo para aprofundar conversas com pessoas que podem render oportunidades interessante (de negócio, parceria, etc). “Se a conversa não flui ou não está alinhada com o que você está buscando, não seja rude, mas feche o papo em pouco tempo e passe para outra pessoa. Por outro lado, pode haver conversas que valem a pena até perder um pouco da agenda do evento”.
Não seja precipitado
Evite querer resolver tudo no evento. Se a conversa “der liga”, combine um café ou uma call para continuar a conversa em outro momento. Eventos raramente são o momento certo para entrar nos detalhes e tentar fechar algum negócio.
Faça follow-up
Networking não dura apenas durante o evento e depois acaba. O objetivo é levar as conversas que interessam adiante e iniciar relações valiosas. Procure reativar um contato por email, mas não no dia seguinte. “Além da caixa de entrada da pessoa já estar cheia por conta do dia fora do escritório, muitos outros novos conhecidos entrarão em contato com ele nesse dia seguinte, então seu email será apenas mais um no meio de vários. Aguarde uns 4, 5 dias para fazer o follow-up, assim a interação ainda está quente e você ainda ganha destaque”, aconselha Eric.
Aborde os palestrantes
Mas não faça isso esperando na fila que se forma após a palestra. Espere para falar com ele(a) em outro instante, quando houver menos pessoas ao redor. Assim você receberá mais atenção e poderá conversar com mais calma. Se não der, faça uma abordagem bem rápida e que instigue a curiosidade dele(a). Troque cartões e entre em contato novamente dentro de alguns dias para tentar aprofundar na conversa.
Desligue-se do mundo
Você investiu tempo e dinheiro para estar em um evento, então aproveite-o ao máximo. Com Internet no evento, é difícil não ficar preocupado em checar emails ou resolvendo questões externas, mas a maioria das coisas podem esperar. Foque em assistir as palestras, fazer networking, anotar insights que surgirem para o seu negócio e já pensar em desdobramentos práticos para serem aplicados nos próximos dias na sua volta.
É claro, como dica final, não podemos deixar de citar o básico: levar o seu cartão de visita. E lembre-se de carregar um número grande o suficiente para não correr o risco de ficar sem.
Crédito da imagem: Shutterstock
FONTE: resultadosdigitais
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