quarta-feira, dezembro 11

UFSC tem 17 programas de mestrado e doutorado considerados de ponta no país

Eles receberam os conceitos mais altos na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Dos 406 programas de pós-graduação considerados pelo Ministério da Educação com padrão internacional, 17 estão na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). São programas de mestrado e doutorado que tiveram os conceitos mais altos — 6 e 7 — na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de 2010 a 2012. 

As outras duas instituições de ensino superior e públicas do Estado que também tiveram programas de pós-graduação analisados — Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Instituto Federal de Educação Tecnológica (IF-SC) — ficaram com os programas classificados no nível 3, 4 e 5, considerados satisfatórios. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Capes.

O conceito vai de 1 a 7. Os programas que ficaram no nível 1 e 2 não foram revelados. Como podem ser descredenciados, a Capes aguarda os possíveis recursos antes de divulgar os nomes.

Com o conceito 7, aparecem entre as públicas apenas os programas de mestrado e doutorado em Farmacologia e Química da UFSC. Outros 15, todos da federal, alcançaram conceito 6. Juntos somam 26,9% dos 63 programas analisados na universidade. 

A maioria dos programas de pós-graduação da UFSC recebeu conceito 4. São 21 (33,3%) nesta situação. Outros 18 (28,5%) ficaram no nível 5.

A Udesc teve a maioria dos programas com o conceito 3. Dos 21 analisado, 10 estão nessa faixa. Outros oito tiraram nota 4 e três ficaram no nível 5. Já o IF-SC teve apenas o programa de Mecatrônica avaliado e ele ficou com nota 3.
Foram analisados 3.337 programas no país, o que corresponde 5.082 cursos, sendo 2.893 de mestrado, 1.792 de doutorado e 397 de mestrado profissional.
Entre os critérios da avaliação estão a infraestrutura, a proposta do programa, análise do corpo docente e discente e produção intelectual. De acordo com o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, um ponto da avaliação é a inserção social do curso.
— Analisamos, por exemplo, a integração do programa de pós-graduação com a educação básica e a formação de professores para esse segmento. Também incentivamos que cursos consolidados e mais bem avaliados auxiliem programas mais recentes — explicou.
::Nota 6:: 
UFSC 
Ciências dos alimentos (mestrado/doutorado) 
Engenharia de alimentos (mestrado/doutorado) 
Recursos genéticos vegetais (mestrado/doutorado) 
Direito (mestrado/doutorado) 
Enfermagem (mestrado/doutorado) 
Engenharia civil (mestrado/doutorado) 
Engenharia química (mestrado/doutorado) 
Engenharia mecânica (mestrado/doutorado) 
Engenharia elétrica (mestrado/doutorado) 
Educação cientifica e tecnológica (mestrado/doutorado) 
Filosofia (mestrado/doutorado) 
Interdisciplinar em ciências humanas (doutorado)
Linguística (mestrado/doutorado) 
Ciência e engenharia de materiais (mestrado/doutorado) 
Aquicultura (mestrado/doutorado) 

::Nota 7:: 

UFSC 
Farmacologia (mestrado/doutorado) 
Química (mestrado/doutorado)


FONTE: diariocatarinense.clicrbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário