A proliferação de aplicativos para celulares que estimulam os usuários a indicar onde estão ou que rastreiam sua localização abre novas possibilidades de divulgação de produtos e serviços. E também de economizar com publicidade.
Anúncios com apelo local em geral são mais baratos, já que a propaganda não vai para pessoas que não fariam compras no local devido à distância -na internet, o custo da propaganda é proporcional ao número de pessoas que a veem ou clicam nela.
A rede social Foursquare, que permite que usuários informem sua localidade e interajam com estabelecimentos que visitam, passou a aceitar anúncios em outubro.
O Google também realizou atualizações em sua plataforma de compra de palavras patrocinadas. A intenção era facilitar a propaganda em dispositivos móveis.
No Brasil, as empresas Kekanto e GuiaMais também possuem aplicativos com apelo local para anunciar.
A vantagem dos celulares está no fato de que, enquanto a localização dos computadores de mesa é feita por meio de seu IP (espécie de endereço do computador), os celulares podem ser encontrados via GPS.
Isso aumenta a precisão no envio do anúncio, diz o professor de marketing digital da ESPM Leonardo Naressi. Há erros de padronização nos números de IP e, por isso, os anúncios feitos com a tecnologia podem ser enviados para pessoas em locais errados.
Juliano Bernardes, 35, dono da gráfica Art Visual, que produz cartões, banners e outros materiais, diz que investe anualmente R$ 1.500 para anunciar no guia de negócios locais pela internet GuiaMais.
Segundo ele, cerca de 20% dos novos clientes que recebe na empresa conhecem seu negócio por meio da internet. "Sempre peço que façam propaganda para o público da zona sul de São Paulo e também pergunto aos clientes como descobriram a empresa."
Ele diz que também anuncia por conta própria no Google AdWords, plataforma da empresa de buscas para compra de palavras patrocinadas. São investidos cerca de R$ 200 por mês, diz.
PESQUISE ANTES
Antes de optar pelos dispositivos móveis, Naressi, da ESPM, sugere a análise de quais mídias seu público usa mais. Para jovens de classe alta e mais conectados, o anúncio em aplicativos pode ser mais eficaz, exemplifica.
Já para diminuir possíveis falhas nos anúncios em plataformas que funcionam a partir da compra de palavras em buscadores, pode-se investir no nome do bairro ou da rua, diz o professor.
Mas a tática tem sua imprecisão, como diz Bernardes. "Existem dois bairros chamados Vila Guarani em São Paulo [um na zona sul e outro na zona leste]. Acontece de pessoas de outra região ligarem para minha loja."
Raquel Cunha/Folhapress | ||
Juliano Bernardes, que diz conseguir 20% dos novos clientes pela internet; ele anuncia para a zona sul de São Paulo |
FONTE: folha.uol
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