Foi realizado com sucesso nos dias 29 e 30 de julho, o Ensaio de Flutuabilidade do Modelo Mecânico de Qualificação do Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA) Suborbital. O teste foi realizado nas instalações do Instituto Oceanográfico da USP (Ubatuba-SP), onde as equipes da Divisão de Sistemas Espaciais do IAE e do Grupo de Salvamento e Resgate (SAR/IAE) lançaram ao mar o modelo de qualificação e observaram as características de estanqueidade por vinte horas.
Após este período o modelo foi içado, verificado preliminarmente e preparado para o transporte de regresso à São José dos Campos. Neste ensaio foram verificadas as características de estabilidade e estanqueidade, bem como os procedimentos logísticos e operacionais para a recuperação do sistema na futura operação de lançamento.
Projeto SARA – Tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma orbital para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade, destinada a operar em órbita baixa, a cerca de 300 km de altitude, por um período máximo de dez dias.
No futuro, o equipamento abrirá novas possibilidades na realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas mais diversas áreas e especialidades, tais como biologia, biotecnologia, medicina, materiais, combustão e fármacos, entre outros.
FONTE: aeb.gov
Nenhum comentário:
Postar um comentário