Estudo conduzido no mercado brasileiro pela Blend New Research identifica os elementos comuns em comunicação que geraram maior
impacto no consumidor
Elementos como aceleração, cadência e encanto são os que geram maior impacto no consumidor quando este entra em contato com a comunicação de uma marca. Os resultados são da pesquisa Heart, conduzida pela Blend New Research, que mapeia as emoções das pessoas a partir de uma ferramenta de reconhecimento facial.
A aceleração se refere ao primeiro impacto da peça, quando é necessário despertar a atenção; a cadência diz respeito à narrativa a mensagem; enquanto o encanto é gerado quando o consumidor é surpreendido positivamente. O relatório também mostra que as ações que geram alegria e surpresa apresentam maiores chances de despertar intenção de compra.
As ações que apresentam como resultado uma maior intenção de compra são compostas por 56% de alegria, 12% de surpresa e somente 1% de tristeza. Para aquelas classificadas com mediana intenção de compra, há 41% de alegria, 15% de surpresa e 8% de tristeza. Na categoria "baixa intenção de compra", além da tristeza foram registradas outras emoções como aversão e incômodo. A Heart analisa uma amostra de 400 casos por mês nos segmentos telecom, financeiro, bebidas e automotivo.
FONTE: mundodomarketing
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