O
GEOMARKETING
Geomarketing é
uma técnica de Marketing que considera a visualização (mapas) e análise de
dados como componente no processo de tomada de decisões no dia a dia das áreas
de Vendas, Trade e Marketing das empresas de diversas indústrias.
A origem do conceito do geomarketing está na ideía central
de que “a localização geográfica dos clientes e prospects (tanto consumidores
como empresas) é uma peça fundamental para a condução dos negócios”.
Informações estratégicas como o tamanho do mercado ou o perfil do público alvo, somente trazem valor real à empresa quando podem ser traduzidas
em ações que podem ser planejadas, implementadas e mensuradas.
É aqui que entra a localização das informações. Não basta saber
qual o tamanho do mercado, sem saber quais os estados, os municípios, os
bairros ou as carteiras que possuem maior potencial. Sem a localização a
empresa pode deixar de identificar oportunidades de aumento de cobertura,
expansão de mercado ou readequação de metas e da equipe de Vendas.
A partir deste conceito,
informações antes analisadas e visualizadas em bases de dados, planilhas e
apresentações adquirem uma nova dimensão, com a consideração dos dados
sociodemográficos, de perfil geonegocial (comércio, serviços, etc.) e da
atividade econômica de uma determinada área.
PRINCIPAIS COMPONENTES
- BASES DE DADOS
Os dados a serem analisados podem ser diferentes fontes:
- Bases de dados públicas, como o IBGE, PNAD,
POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), onde pode-se extrair dados como
Renda Média Familiar,
- População, Faixa Etária, Perfil da População
Trabalhadora,
Infraestrutura Domiciliar e Composição Familiar,
- Bases de dados adquiridas de empresas
especializadas
(datasets, projeções, modelos
estatísticos),
- Bases de dados desenvolvidas especialmente
para a análise a
ser realizada (exemplo: pesquisas de
concorrência, auditorias
de PDV, etc..)
- TECNOLOGIA
Os dados a serem utilizados passam por um processo chamado de
“geolocalização”, através do qual cada registro é associado a uma variável
geográfica, como Estado, Município, Bairro, CEP ou Logradouro, que permite a
identificação de sua localização no espaço geográfico (LAT-LONG, ou latitude e
longitude).
Desta maneira, as informações a serem analisadas podem ser localizadas em um mapa, através de um sistema GIS ou SIG (Sistema de Informação Geográfica), que integra várias bases de dados geo-referenciadas.
Desta maneira, as informações a serem analisadas podem ser localizadas em um mapa, através de um sistema GIS ou SIG (Sistema de Informação Geográfica), que integra várias bases de dados geo-referenciadas.
Este tipo de tecnologia possibilita a simplificação de análises
complexas, como a identificação de concentrações de público alvo em áreas ainda
não atendidas pela empresa e áreas com potencial de abertura de novos canais de
atuação.
- PLANEJAMENTO
Possuir os dados ou a tecnologia não é suficiente para a aplicação
bem sucedida do Geomarketing. Para que um estudo de Geomarketing vá além de
descobertas óbvias e realize seu valor em relação ao investimento realizado,
ele deve estar alinhado desde o início à estratégia da empresa e seu plano de
execução.
Para que o estudo possa transformar-se em ações efetivas, é
necessário definir com precisão qual a pergunta a ser respondida. O que a
empresa espera do estudo? Quais são as ações que serão direcionadas ? Quais os
dados mais relevantes para a categoria de produto analisada, público alvo e
região, que deverão ser considerados?
Para tanto a empresa pode optar por duas alternativas: desenvolver
internamente uma área de Inteligência de Mercado capacitada em Geomarketing, ou
contar com a assessoria de empresas especializadas no tema, que, em equipe com
os profissionais da empresa, podem orientar o estudo desde o planejamento e
contribuir com a interpretação dos resultados.
FONTE: mundodomarketing
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