quarta-feira, agosto 28

O GEOMARKETING

O GEOMARKETING

Geomarketing é uma técnica de Marketing que considera a visualização (mapas) e análise de dados como componente no processo de tomada de decisões no dia a dia das áreas de Vendas, Trade e Marketing das empresas de diversas indústrias.

A origem do conceito do geomarketing está na ideía central  de que “a localização geográfica dos clientes e prospects (tanto consumidores como empresas) é uma peça fundamental para a condução dos negócios”.
Informações estratégicas como o tamanho do mercado ou o perfil do público alvo, somente trazem valor real à empresa quando podem ser traduzidas em ações que podem ser planejadas, implementadas e mensuradas.
É aqui que entra a localização das informações. Não basta saber qual o tamanho do mercado, sem saber quais os estados, os municípios, os bairros ou as carteiras que possuem maior potencial. Sem a localização a empresa pode deixar de identificar oportunidades de aumento de cobertura, expansão de mercado ou readequação de metas e da equipe de Vendas.

A partir deste conceito, informações antes analisadas e visualizadas em bases de dados, planilhas e apresentações adquirem uma nova dimensão, com a consideração dos dados sociodemográficos, de perfil geonegocial (comércio, serviços, etc.) e da atividade econômica de uma determinada área.

PRINCIPAIS COMPONENTES

- BASES DE DADOS

Os dados a serem analisados podem ser diferentes fontes:

      - Bases de dados públicas, como o IBGE, PNAD, POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), onde pode-se extrair dados como Renda Média Familiar,

      - População, Faixa Etária, Perfil da População Trabalhadora,
        Infraestrutura Domiciliar e Composição Familiar,



      - Bases de dados adquiridas de empresas especializadas
        (datasets, projeções, modelos estatísticos),


      - Bases de dados desenvolvidas especialmente para a análise a
        ser realizada (exemplo: pesquisas de concorrência, auditorias  
        de PDV, etc..)

- TECNOLOGIA

Os dados a serem utilizados passam por um processo chamado de “geolocalização”, através do qual cada registro é associado a uma variável geográfica, como Estado, Município, Bairro, CEP ou Logradouro, que permite a identificação de sua localização no espaço geográfico (LAT-LONG, ou latitude e longitude).

Desta maneira, as informações a serem analisadas podem ser localizadas em um mapa, através de um sistema GIS ou SIG (Sistema de Informação Geográfica), que integra várias bases de dados geo-referenciadas.
Este tipo de tecnologia possibilita a simplificação de análises complexas, como a identificação de concentrações de público alvo em áreas ainda não atendidas pela empresa e áreas com potencial de abertura de novos canais de atuação.


- PLANEJAMENTO

Possuir os dados ou a tecnologia não é suficiente para a aplicação bem sucedida do Geomarketing. Para que um estudo de Geomarketing vá além de descobertas óbvias e realize seu valor em relação ao investimento realizado, ele deve estar alinhado desde o início à estratégia da empresa e seu plano de execução.

Para que o estudo possa transformar-se em ações efetivas, é necessário definir com precisão qual a pergunta a ser respondida. O que a empresa espera do estudo? Quais são as ações que serão direcionadas ? Quais os dados mais relevantes para a categoria de produto analisada, público alvo e região, que deverão ser considerados?
Para tanto a empresa pode optar por duas alternativas: desenvolver internamente uma área de Inteligência de Mercado capacitada em Geomarketing, ou contar com a assessoria de empresas especializadas no tema, que, em equipe com os profissionais da empresa, podem orientar o estudo desde o planejamento e contribuir com a interpretação dos resultados.


FONTE: mundodomarketing


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