As franquias "home-based" permitem que o franqueado trabalhe em casa e tenha menos gastos com infraestrutura e contratação de funcionários. Em contrapartida, pedem disciplina para manter os negócios em ordem mesmo fora do ambiente corporativo.
"Não se pode misturar a vida profissional com a pessoal, e as contas da empresa e da família", diz Lyana Bittencourt, diretora de marketing e desenvolvimento do Grupo Bittencourt.
Segundo Edson Ramuth, diretor de microfranquias da ABF (Associação Brasileira de Franchising), profissionais mais jovens que querem abrir o próprio negócio estão investindo na área. "O setor que mais cresce é o de serviços", afirma.
Muitas redes de franquias "home-based" oferecem serviços a domicílio. É o caso de empresas de limpeza, reformas, reforços escolares e serviços estéticos.
Em junho, a ABF anunciou que havia decidido ser mais dura com as exigências para abertura de microfranquias (que exigem investimentos de até R$ 80 mil). Isso porque esse modelo de negócio de investimento baixo teve resultados decepcionantes no ano passado.
A participação do número de unidades de microfranquias no mercado como um todo caiu de 13,5% em 2011 para 12,8% em 2012, apesar de o número de unidades dessas empresas ter crescido de 12,4 mil para 13,4 mil no período. Ricardo Camargo, diretor-executivo da associação, afirma que muitas microfranquias fecharam no ano passado por terem um modelo de negócios fraco.
"Muitas empresas foram abertas apenas como ideias, sem muita viabilidade ou planejamento. O chamariz principal dessas companhias era só o investimento inicial baixo."
Segundo o Sebrae, a taxa de fechamento de unidades de franquias no país é de 5% após dois anos de existência. Considerando apenas as de investimento baixo, o índice de mortalidade é maior, de 12% a 15% ao ano.
Franquias de até R$ 20 mil para trabalhar em casa
Bye Bye Paper: infraestrutura da franquia de digitalização de documentos só pede um telefone, computador e scanners.
Veja abaixo algumas opções de franquias desses nichos que custam até R$20 mil --as informações sobre faturamento foram repassadas pelas próprias franqueadoras.
DIVULGAPÃO
É uma franquia de anúncios em embalagens de pão. A infraestrutura pede um telefone e um escâner --para digitalizar as propagandas.
Os franqueados fazem parceria com panificadoras ---que passam a receber os sacos de pão gratuitamente--, e prospectam anunciantes (são 32 anúncios disponíveis em cada embalagem). A matriz fica responsável pela criação dos anúncios e produção.
Quando os 32 anúncios são vendidos, o franqueado recebe uma tiragem de 30 mil sacos de pães para distribuir aos estabelecimentos parceiros.
Investimento inicial: R$ 20 mil (já inclui taxa de franquia e capital de giro)
Taxa de franquia: R$ 8.000
Capital de giro: R$ 12 mil
Royalties (pagamento mensal ao franqueado): R$ 339,00 (meio salário mínimo)
Taxa de publicidade: não há
Faturamento bruto mensal: R$ 14.960,00 por tiragem
Lucro líquido: 30% a 40% do faturamento mensal
Prazo de retorno: 6 a 8 meses
Prazo de contrato: 36 meses
Site: www.divulgapao.com.br
SEGURALTA
A companhia é uma corretora de seguros e o franqueado precisa de um telefone e um computador para começar.
O trabalho é idêntico ao de um corretor. Basta oferecer os serviços para uma carteira de clientes. As cotações são realizadas com empresas parceiras da rede.
Investimento inicial: R$ 18.500 (já inclui taxa de franquia, capital de giro e marketing inicial)
Taxa de Franquia: R$ 16 mil
Capital de giro: R$ 2.000
Royalties (pagamento mensal ao franqueado): 25% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: não há
Faturamento bruto mensal:
Lucro líquido: R$ 5.000
Prazo de retorno: 6 a 12 meses
Prazo de contrato: 60 meses
SMARTZ
É a microfranquia de complemento escolar do Grupo Multi (dono das redes Wizard, Yázigi e Microlins). A rede acaba de lançar uma franquia "in a box" -- o franqueado recebe o material necessário para iniciar seu negócio dentro de uma caixa. A ideia é que ele possa dar aulas onde quiser.
A caixa inclui itens como lousa, pasta, cadernos, estojo, camisetas. Tudo é reunido em três "kits": Kit professor, Kit aluno e Kit marketing. No último, estão peças publicitárias como banner, cartazes e folder, para a divulgação do negócio
Investimento inicial: a partir de R$ 19 mil (já inclui taxa de franquia e capital de giro)
Taxa de franquia: R$ 4.000
Capital de giro: a partir de R$ 1.000
Royalties (pagamento mensal ao franqueado): um salário mínimo
Taxa de publicidade: sobre o material didático
Faturamento bruto mensal: R$ 15 mil
Lucro líquido: 18% a 25% do faturamento mensal
Previsão de retorno: Até 12 meses
Prazo de contrato: 48 meses
Site: www.smartz.com.br
BYE BYE PAPER
A Bye Bye Paper oferece soluções em digitalização e armazenamento de documentos. Os arquivos ficam disponíveis em servidores que podem ser acessados de qualquer lugar, em diferentes dispositivos.
O franqueado precisa ter um telefone e aparelhos para digitalizar os documentos.
Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil (inclui taxa de franquia, capital de giro e instalação)
Taxa de Franquia: R$ 15 mil
Capital de giro: De R$ 1.000 à R$ 3.000
Capital para instalação: de R$ 4.000 a R$ 7.000
Royalties (pagamento mensal ao franqueado): 10% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: não há
Faturamento bruto mensal: R$ 4.000 a R$ 9.000
Lucro líquido: 60% do faturamento mensal
Previsão de retorno: De 9 a 18 meses
Prazo de contrato: 60 meses
Site: www.byebyepaper.com.br
DR. JARDIM
A Dr. Jardim é uma rede de manutenção de jardins e piscinas para residências e condomínios.
Entre os serviços prestados estão projetos paisagísticos, controle de pragas, e enchimento, manutenção e limpeza de piscinas.
A franqueadora oferece treinamento e os equipamentos estão inclusos no valor do investimento inicial.
Investimento inicial: R$ 20 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
Taxa de franquia: a partir de R$ 10 mil
Capital de giro: R$ 3.000
Royalties (pagamento mensal ao franqueador): a partir de 1 salário mínimo
Taxa de publicidade: 1/4 de um salário mínimo
Faturamento bruto mensal: R$ 15 mil
Lucro líquido: 30% do faturamento mensal
Prazo de retorno: 6 a 12 meses
Prazo de contrato: 48 meses
Site: www.drjardim.com.br
HOMEDEPIL
É uma rede de franquias que oferece serviços de fotodepilação e estética, com equipamentos portáteis.
A marca oferece treinamento aos franqueados, que realizam procedimentos como: massagem redutora, drenagem linfática, limpeza de pele facial, depilação e etc.
O material necessário já está incluso no valor do investimento inicial.
Investimento inicial: R$ 20 mil (já inclui taxa de franquia e capital de giro)
Taxa de franquia: a partir de R$ 10 mil
Capital de giro: R$ 3.000
Royalties (pagamento mensal ao franqueado): a partir de 1 salário mínimo
Taxa de publicidade: um quarto de um salário mínimo
Faturamento médio mensal: R$ 19.600
Lucro médio mensal: 30% a 40% do faturamento mensal
Prazo de retorno: 6 a 18 meses
Prazo de contrato: 48 meses
Site: www.homedepil.com.br
FONTE: classificados.folha.uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário