Aproximadamente 36% do tempo que os brasileiros passam navegando na internet é dedicado às redes sociais. Os dados divulgados pelo relatório “Brazil Digital Future in Focus”, da comScore, comprovam o fato de que cada vez mais as interações realizadas nessas ferramentas têm influência na vida das pessoas.
Por consequência, as redes influenciam também a forma como as empresas fazem propaganda, atendem seus consumidores, vendem produtos e até como fazem negócios entre si. Um dos canais mais importantes para empresas B2B que precisam focar num perfil mais corporativo é o LinkedIn.
Nós já apresentamos aqui 4 dicas para que a sua empresa tire vantagens dessa rede. Agora você confere 10 dicas para que seus vendedores melhorem a geração de negócios por meio dessa comunidade que já possui mais de 11 milhões de usuários no Brasil:
1- Tenha uma rede de conexões importante
O ditado “Diga-me com quem andas e te direi quem és” faz bastante sentido no LinkedIn. Estar conectado a pessoas reconhecidas do seu setor aumenta a credibilidade com possíveis clientes. Essas são algumas dicas para aumentar suas conexões e também ser uma ponte com o possível cliente:
- Disponibilize o endereço do seu perfil na sua assinatura de e-mail e no cartão de visitas.
- Adicione os amigos da faculdade e os colegas de outros empregos.
- Aproveite os contatos feitos em cursos, palestras e outros eventos da área.
- Agregue os bons clientes. Também é válido para antigos clientes de uma boa carteira em outros trabalhos.
- Adicione os contatos interessantes criados dentro de grupos no próprio LinkedIn.
2- Atraia boas conexões com atualizações interessantes no seu perfil
Já mencionamos aqui no blog sobre a importância da sua empresa utilizar a produção de conteúdo como forma de atrair clientes em potencial. Para o vendedor, a estratégia pode funcionar da mesma maneira. O espaço de atualizações do LinkedIn não foi criado para que você fique postando status pessoais, anunciando seu currículo ou tentando vender o seu produto.
Utilize esse espaço para compartilhar artigos ou notícias que podem interessar ao seu ciclo de conexões. Se esse material for escrito por você e tiver sido publicado em um canal com boa reputação é ainda mais efetivo, pois mostra que você entende do setor para o qual você está oferecendo suas soluções.
3 – Aumente seu círculo e fique bem informado por meio dos grupos ligados ao seu negócio
Um usuário básico do LinkedIn pode participar de até 50 grupos. Para melhorar o seu posicionamento como fonte de conteúdo interessante, procure ser um participante ativo em cada um desses grupos. Para isso, tenha em mente os seguintes pontos:
- Fale sobre assuntos novos: Procure manter-se atualizado sobre o que acontece fora do país em sua área de atuação, leia material especializado, descubra as inovações, procure a opinião de especialistas e comece a gerar discussão sobre o assunto aqui no Brasil.
- Mantenha a frequência: Não adianta criar um tópico ou fazer comentário uma vez por mês. Manter uma constância semanal faz com que você ganhe status como influenciador dentro de um grupo do LinkedIn. Dedique ao menos 30 minutos por dia para ver o que está sendo comentado nos grupos em que você participa.
- Evite fazer propaganda: Lembre-se de que os grupos não são espaços para que você faça spam de sua empresa ou produto. Se for para oferecer uma solução para alguém que você julga um potencial cliente, faça isso em uma mensagem privada.
4 – Utilize a opção “Seguir” para acompanhar possíveis prospects
Viu alguém em um grupo e achou que ele tem potencial para ser seu cliente? Utilize a opção “Seguir” para começar a acompanhar as atualizações dessa pessoa, pode ser que em alguma dessas atualizações ela te dê uma dica importante para uma abordagem um pouco mais segura. A opção “Seguir” é similar à conexão, mas independe de que a outra pessoa aceite.
Você pode fazer uma busca especializada entre os participantes de um grupo criando filtros com as características dos seus possíveis compradores. A lista gerada vai mostrar primeiro as pessoas com as conexões mais próximas a você, logo abaixo das primeiras conexões você começa a ver os outros resultados e, abaixo da foto desses perfis, você encontra a opção “Seguir”.
FONTE: resultadosdigitais
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