sexta-feira, agosto 30

É um funcionário moderno?




Atualmente grandes mudanças estão a ter lugar nas organizações modernas. Estas mudanças têm como base alterações nos comportamentos dos seus funcionários assim como a utilização de novas tecnologias que facilitam os processos dentro da empresa. É essencial para um funcionário moderno ajustar-se a esta constante mudança.

Aceitar a mudança

Passado algum tempo os funcionários tendem a mecanizar a sua maneira de trabalhar levando-os a fazer as coisas sempre da mesma maneira. Muitas vezes esta mecanização é tão intrínseca a empresa que os funcionários e os próprios gerentes encontram-se incapacitados de se aperceber que esse pode não ser o melhor processo a utilizar na empresa. Cada vez mais, os funcionários que são mais bem sucedidos, são aqueles que utilizam ferramentas sociais e de inter colaboração que os permitam comunicar e colaborar eficientemente entre si motivando a mudança. Com o correcto ajuste no comportamento dos funcionários e com alguma tecnologia, a empresa pode caminhar para uma mudança constante que vai facilitar o trabalho e as vidas dos seus colaboradores.

Faça ouvir a sua voz

Cada vez menos, nas organizações modernas, a palavra líder e gerente é atribuída necessariamente a mesma pessoa. Um líder não tem que ser gerente da organização mas sim uma pessoa que demonstre certas qualidades perante os outros. Paixão, conhecimento e a capacidade de partilhar esse conhecimento são algumas das características que podem fazer um funcionário destacar-se de todos os outros. Se possui estas características o próximo passo é fazer-se ouvir. É fundamental para torar-se um líder, não ter medo de partilhar as suas ideias e opiniões. Porque não deixar de ser um simples funcionário e passar a ser um líder?

Seja autônomo

Atualmente, em grande parte das organizações, os funcionários podem trabalhar em qualquer lado e a qualquer hora. Muitas vezes as organizações dão o privilegio de os seus colaboradores terem uma data limite para fazer o que lhes ‘e proposto. Privilégio este que torna-se numa responsabilidade a qual os funcionários modernos têm que responder com a capacidade de concluir as suas tarefas seja no escritório, no café ou em casa.

Partilhe e ajude os outros

Tradicionalmente os funcionários tendem a guardar as suas ideias para porventura obter crédito só para si. Este modelo deixou de ser eficiente. Com a ajuda das novas tecnologias de comunicação dentro de uma organização, uma ideia pode facilmente ser seguida de volta a sua fonte. Partilhar conhecimento, não só beneficia a equipa, assim como a si próprio. Os seus colegas e gerentes vão reconhecer a sua capacidade de trabalhar em prol da organização e de entreajuda. Ao partilhar, sejam ideias, opiniões sobre o que se esta a passar na empresa, ou qualquer outra coisa que seja útil a evolução da empresa, o seu nome começará a ser reconhecido na organização.

Foque-se no mais importante

Nem tudo na evolução das organizações ‘e benéfico, actualmente ‘e normal um trabalhador ser bombardeado de informações que o podem facilmente levar a perder o foco do seu trabalho. Emails, redes sociais, intercomunicação dentro da empresa, são algumas das maneiras de perturbar o seu trabalho se não tiver a capacidade de filtrar e focar-se naquilo que ‘e essencial.

ARTIGO BASEADO NO ARTIGO DE JACOB MORGAN “THE 5 MUST-HAVE QUALITIES OF THE MODERN EMPLOYEE” (FORBES)


FONTE: empregopelomundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário