A entrevista de emprego é o momento em que podemos expressar de forma direta as razões pelas quais devemos ser escolhidos. Não só é necessário falar sobre as nossas habilitações e experiências profissionais, como é essencial saber transmitir de forma explícita e clara o nosso valor e potencial.
Este artigo serve para elucidar sobre quais os comportamentos que deve ter para convencer uma empresa que é a pessoa certa para o lugar.
Como é uma altura em que o nervosismo – naturalmente – prevalece, ter realizado uma preparação prévia dar-lhe-á segurança. O melhor a fazer é dividir a sua carreira em etapas: fale sobre a sua formação, as primeiras experiências profissionais que permitiram pôr em prática o que aprendeu, e o seu desenvolvimento dentro de uma ou várias empresas. Fale sobre casos concretos, nos quais as suas qualidades profissionais deram bons resultados.
Para saber o que deve sublinhar sobre si, nada melhor do que se informar sobre a empresa e o cargo. Ao saber os objetivos e princípios da empresa, será mais fácil entender que características apreciam num novo membro para a equipa.
Dica: Vá à página de internet da empresa, visite o local e apresente-se como candidato, e, se possível, fale com pessoas que trabalham na empresa.
Durante a entrevista demonstre que está atento às necessidades da empresa. Tente perceber aquilo que o recrutador procura e explique em que poderá contribuir.
Enquanto fala sobre o seu percurso profissional, não se esqueça dos projetos que desenvolveu, das suas ideias e o papel decisivo que teve. Mostre números, se possível. Seja específico sobre o grau de responsabilidade em cada uma das funções.
Falhas na forma como transmite as informações sobre si e sobre as suas experiências poderão levar o entrevistador a duvidar da sua palavra. Treine em casa, faça uma lista do que pensa ser mais importante de referir na entrevista e do que não deve esquecer.
Fonte: exame.com
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