quarta-feira, julho 30

VOCAÇÃO, PRAZER EM CONHECÊ-LA!

Vocação - eis uma palavra que nos atormenta principalmente quando iniciamos a vida profissional ou, quando já nela inseridos, enfrentamos uma tempestade na nossa vida cotidiana



Em certos momentos, pensamos em desistir de tudo por uma desavença no ambiente de trabalho ou aquele chefe que não nos reconhece em função de razões pessoais etc. Enfim, as razões para esse tormento podem ser inúmeras, porém algumas conseqüências são deveras conhecidas e vão desde uma tristeza leve e passageira até os mais profundos e impensados momentos de depressão.

Num instante de reflexão a respeito dessa realidade do mercado de trabalho que, cada vez mais, exige que o profissional seja devotado a sua profissão e se especialize continuadamente, qualquer que seja a sua área de atuação, recordo-me do livro de Jacob Needleman "DINHEIRO E O SIGNIFICADO DA VIDA" que, de forma contundente, retrata a "dupla natureza" humana onde desvenda os conflitantes interesses que movem a humanidade, de um lado a busca pelo crescimento espiritual, de outro a busca pelo crescimento material. Dentro do projeto de crescimento e desenvolvimento profissional de cada um de nós se faz necessário destacar em nossos planos a necessidade do equilíbrio entre essas duas naturezas que, em algum momento, sempre pesam e distorcem a balança de nossas escolhas futuras.

O fator tempo em nossas vidas não é algo que possa ser economizado ou mesmo ter sua marcha reduzida de modo que nos favoreça com maiores possibilidades de aproveitá-lo, o dia possui 24h e assim sempre será. Portanto, devemos fazer escolhas racionais ao longo do tempo para administrar nossa carreira em parâmetros compatíveis com nossos desejos e com o escopo de alcançar nossos objetivos. Porém, deve-se advertir que sonhos (desejos) nos movem até o momento em que se tornam "pesadelos". Esses "pesadelos" podem ser vividos por aqueles que espelham suas carreiras sem avaliar o equilíbrio entre as duas naturezas humanas, principalmente quando pautam sua vida profissional mirando exemplos de terceiros esquecendo de ouvir sua "voz interna" que lhe convoca para a verdadeira vocação.

Robert Wong, famoso headhunter, em seu livro "O SUCESSO ESTÁ NO EQUILÍBRIO", corroborando com o quadro estabelecido no presente artigo, também assevera a necessidade da busca da vocação para alcançar o sucesso que deve ser somado ao equilíbrio entre a vida material e a vida espiritual, para que seja verdadeiro. Porém, mesmo diante de sua larga experiência, Robert Wong não ensina o caminho para o sucesso como algo que possa ser determinado através de uma fórmula miraculosa e infalível, mas afirma que o mesmo depende do equilíbrio (ao qual faço a associação ao já citado equilíbrio entre as duas naturezas do homem de Jacob Needleman) e do silêncio que se faz necessário, para que cada um de nós consiga ouvir nossa "voz interior", nossa vocação, que nos conduzirá ao sucesso profissional.

Sempre pensando em tornar o mais real possível os textos e os livros que tanto me enriquecem o conhecimento, procuro sempre imaginar os ensinamentos de cada um deles em prática (como no budismo, onde os ensinamentos só são considerados válidos para cada um de nós quando conseguimos colocá-los em prática, até se tornarem hábitos). Sendo assim, para manter a honestidade e a sinceridade com o digno leitor faço, para concluir, apenas uma ressalva com relação à questão aqui levantada sobre a vocação e a busca do estado de equilíbrio das duas naturezas humanas (material e espiritual), para o que pode vir a ser um problema oriundo de uma visão distorcida da vocação de cada um de nós.

Esta ressalva existe quando uma voz interna "ilusória" impele a procura de objetivos impossíveis em espaços de tempos irreais. Essa voz baseia-se mormente no excesso de ansiedade e na necessidade de aprovação social que é natural do ser humano. Porém, esta "ilusão" deve ser implacavelmente combatida, para que possamos agir de acordo com nossos objetivos de forma realista e alcançar resultados verdadeiros. Vamos, a partir de um momento de silêncio, ouvir nossa voz interior e começar a planejar um futuro de sucesso!




FONTE: RHPortal

Nenhum comentário:

Postar um comentário