segunda-feira, julho 28

Por que ainda temos dificuldade para inovar dentro das universidades?

Há algum tempo, não ouvíamos falar de Inovação e Empreendedorismo dentro das universidades. Hoje, com a crescente geração Y e com a expansão da economia brasileira, temos novas grades em determinados cursos


Ainda temos muita dificuldade para inovar dentro das instituições de ensino. A cultura organizacional de muitas universidades não passou por uma reestruturação e muitos colaboradores também não se reciclaram. Nesse ponto, encontramos uma barreira na hora de implantarmos um novo projeto, ou uma atualização na grade de antigos cursos.

Como lidar com esse desafio?

Entrevistei o executivo Sandro Magaldi, que é CEO do projeto Geração de Valor e do meuSucesso.com, já atuou como vice-presidente de Clientes e Negócios do Grupo TV1 e foi diretor comercial da HSM do Brasil por 9 anos. Com experiência de 25 anos em vendas, é pós-graduado em Marketing pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas pela PUC/SP.
Atua como professor do MBA da ESPM/SP, FIA e professor convidado da Fundação Dom Cabral. Além de palestrante, é mentor do Instituto Endeavor e autor do livro “Vendas 3.0: Uma Nova Visão para Crescer na Era das Idéias” definido por Philip Kotler como “um daqueles livros que nos fazem pensar.” além do “Movidos por Ideias: Insights para criar empresas e carreiras duradouras”, escrito em parceria com José Salibi Neto.
Professor, qual a sua visão sobre a educação universitária em nosso país?
É inegável que houve uma evolução importante nos últimos 12 anos. Nunca nosso país teve um universo de estudantes tão grande como o que temos na atualidade. Essa, porém, foi só a primeira fase desse processo. Ainda existe a necessidade de inserirmos muito mais pessoas em nosso sistema educacional e, em minha opinião, o maior desafio é buscar um modelo que realmente ensine, engaje, traga aos alunos conteúdos práticos e contribua decisivamente para sua evolução e crescimento. A base de nosso sistema educacional ainda está calcada em uma lógica da Revolução Industrial e vivemos em plena Era da Informação em um contexto caracterizada pela cooperação, multidisciplinaridade e largo acesso a informação. O desafio é enorme.
Por que ainda temos uma grande dificuldade para trazermos inovação e empreendedorismo para dentro das faculdades?
Justamente pela lógica que abordei acima: nosso sistema educacional está baseado em uma ementa de matérias muitas vezes descoladas da realidade do mercado de trabalho. É necessário promover, de uma forma decisiva, a aproximação desses dois ambientes para que sejam formados profissionais com condições de fazer a diferença em seus negócios e empreendimentos.
Como podemos mudar esse cenário?
Um bom exemplo que poderíamos seguir na administração é o do universo de outras ciências como a medicina ou o direito. Essas faculdades promovem de forma contínua a aproximação de seus programas com as necessidades de seus alunos na prática. Você já pensou se um médico não tivesse acesso a uma visão atualizada a respeito do tratamento de determinadas patologias? Já imaginou se ele só tivesse acesso a informações teóricas do século passado? Não é assim que funciona, não é? A administração deveria beber da mesma fonte, criando o seu próprio conceito de residência médica, por exemplo.
E você, qual a sua opinião?
Deixe nos comentários abaixo e vamos crescer juntos :)

FONTE: administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário