quarta-feira, julho 30

Reciclagem e desenvolvimento profissional

Foto



No dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem. A atividade, além de beneficiar o meio ambiente, é uma forma de oferecer oportunidade de crescimento na vida das pessoas envolvidas com a atividade.


O Instituto Reciclar, ONG voltada para a educação e inserção de adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social no mercado de trabalho, é um dos exemplos de entidades que auxiliam no desenvolvimento dessas pessoas, especialmente para os jovens que estão à procura de uma primeira oportunidade.



Fundada em 1995, o Instituto faz uma combinação entre educação complementar e capacitação para o mercado de trabalho através de sua Oficina de Reciclagem. É lá que os jovens recebem treinamentos e realizam atividades ligadas aos conceitos de economia criativa, ética, disciplina, responsabilidade, trabalho em equipe e preservação ambiental.



A consultora de investimentos do Itaú Unibanco, Simone Aparecida da Costa, é um dos exemplos. Com apenas 15 anos, a executiva entrou para o projeto e aproveitou a oportunidade para crescer profissionalmente e ajudar na renda familiar, uma vez que todos os jovens do projeto ganham salário mínimo.



Foi dentro da Oficina que Simone teve a chance de participar de aulas de reforço escolar, palestras e conversas com profissionais das mais diferentes áreas, como forma de orientação na escolha da carreira que gostaria de seguir. “O mais legal é que o projeto cria a mentalidade de acreditarmos em nós mesmos, através do atendimento psicológico que recebemos. Acho que é isso que falta em muitos jovens”, comenta.



Com a ajuda e experiência da Oficina, a consultora conquistou o primeiro emprego em uma agência de fotojornalismo, além de ter uma ajuda de custo com um curso de Gestão Empresarial no SENAC. Com esse pontapé, Simone cursou a faculdade de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, além de fazer um intercâmbio nos EUA e mais tarde ser aprovada para um MBA em Economia e Setor Financeiro.



“Além da realização de um sonho, o curso fez com que minha carreira desse um salto. Dois meses depois, tive meu currículo selecionado pelo Itaú Unibanco para um processo seletivo. Com os cursos e a experiência profissional, consegui chegar na fase de entrevistas. Quando contei sobre o MBA que faria na USP, fui contratada para atuar como gerente de relacionamento Itaú Uniclass, para comandar as operações de oito cidades do interior de Minas Gerais”, conta.



Hoje, com 27 anos, Simone acredita que a oportunidade de participar do projeto do Instituto Reciclar foi o início de sua carreira bem sucedida e ponto fundamental para desenvolver habilidades do ambiente corporativo, como parceria, engajamento, determinação, disciplina, flexibilidade, “brilho nos olhos”, firmeza e seriedade.


“A minha experiência no Reciclar fez com que eu enxergasse as dificuldades como desafios e não como impedimentos. Além disso, consigo identificar oportunidades rapidamente e desenvolvê-las em meu trabalho e vida pessoal. Tenho mais confiança em mim e nunca mais me deixarei abater pelo pré-conceito das pessoas. Pelo contrário, é um propulsor para o meu sucesso”, finaliza.




FONTE: RHCentral

Nenhum comentário:

Postar um comentário