quinta-feira, julho 24

I Simpósio de Nutrição em Oncologia

O I Simpósio de Nutrição em Oncologia será realizado no dia 18 de outubro, em São Paulo, promovido pelo Serviço de Nutrição Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center.
O evento tem como objetivo debater a importância de se estabelecer o plano terapêutico após a definição do perfil nutricional de cada paciente como forma de amenizar o risco de desnutrição em grupos de alto risco, composto, principalmente, por pacientes submetidos a tratamentos tóxicos ou a cirurgias agressivas.
Serão abordados temas como nutrigenética, alimentos funcionais, dieta neutropênica e ética no suporte nutricional ao paciente terminal. A nutrigenética estuda como o genoma de cada indivíduo interfere em sua resposta à dieta.
De acordo com o A.C.Camargo, a dieta equilibrada, principalmente quando inserida em um contexto mais amplo de vida saudável, é um importante agente contra o câncer. Estudos epidemiológicos, do tipo randomizado ou coorte (estudo observacional com indivíduos divididos em dois grupos: dieta equilibrada e desequilibrada), apontam que cerca de 35% dos diversos tipos de câncer ocorrem em razão de fatores dietéticos.
A relevância da dieta no processo de carcinogênese foi atualizada com a publicação de Alimentos, nutrição, atividade física e prevenção de câncer: Uma perspectiva global, documento publicado pelo World Cancer Research Fundation e o American Institute for Cancer Research (WCR/AICR) e disponibilizado em português pelo Instituto Nacional de Câncer.
Mais informações e inscrições: www.accamargo.org.br/evento-detalhe/simposio-nutricao/151. 



FONTE: FAPESP
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário