domingo, junho 23

PLATAFORMA AJUDA DONOS A ENCONTRAR CUIDADORES DE ANIMAIS

A PetHub funciona como um marketplace em que 

os profissionais podem oferecer seus serviço

cachorro_pethub_pet (Foto: Shutterstock)

O empreendedor Sergio Hernandes sempre teve dificuldades para viajar com a família por não ter onde deixar seus cachorros. Muitas vezes ficou incomodado em deixar seus animais em hotéis para bichos: não sabia como o cão iria se adaptar ao local, se realmente receberia a atenção necessária e se ficaria bem em um ambiente impessoal e repleto de outros animais. O problema se tornou oportunidade. Assim como ele, deveria haver muitos buscando lugares para deixar seu animal durante as viagens. Sergio, então, criou a PetHub, que funciona como uma espécie de marketplace em que os donos encontram pessoas dispostas a receber seus animais e cuidar deles.
“Além da demanda por onde deixar os bichos, eu percebi que o número de profissionais que cuidam de cães de outras pessoas só vem aumentando”, diz Sergio. Junto com sua mulher, Bernadete, ele começou a desenhar o modelo de negócio e foi às ruas para ver se o projeto seria bem recebido. Visitou parques de São Paulo e pesquisou o interesse pelo serviço - tanto por donos de cães quanto por cuidadores profissionais. “Tivemos uma boa recepção: cerca de 75% dos donos disseram que utilizariam meu serviço para deixar os animais em um local adequado e quase todos os cuidadores disseram que gostariam de um espaço para anunciar seus serviços”.
Lançado em dezembro de 2012, o serviço está disponível para São Paulo, Baixada Santista e ABC Paulista. Segundo Sergio, a taxa de crescimento da base de clientes e do número de hospedagens intermediadas cresce 40% ao mês.
O produto
A plataforma funciona da seguinte maneira: os interessados – tanto donos quanto aqueles que dão hospedagem – devem se cadastrar no site e ter suas informações verificadas pela empresa. Após a liberação dos dados, os donos de animais podem pesquisar quais cuidadores atuam na região, estabelecer um contato com ele e negociar o preço da diária. Os profissionais podem impor condições como só aceitar cachorros pequenos ou não abrigar determinadas raças. Os valores, segundo Hernandes, estão variando de R$ 30 a R$ 60 por dia para cada animal.
O pagamento é feito por cartão de crédito e só é repassado ao cuidador após a hospedagem dos animais. A PetHub cobra 15% do valor de cada serviço. Ao final de cada estadia, donos e cuidadores respondem a um questionário sobre o serviço e que vai servir de base para a classificação de cada um no site.
O serviço ainda está rodando em versão beta e deverá ter novas funcionalidades em poucos meses. “Já estamos fechando o formato de um ‘seguro-pet’ com uma seguradora e vamos oferecer uma versão premium para os cuidadores, com aplicações especiais, como recomendação de clientes, melhor posicionamento nas buscas e selos de qualificação”, diz Hernandes.
Criação da empresa 

Para montar a PetHub, o casal Hernandes usou os recursos do próprio bolso. Toda a pesquisa de mercado foi feita pelos dois por meio da internet e de visitas a lugares onde donos costumam levar seus cães para passear.
Os desenvolvedores do site são da Armênia, país do Leste Europeu. Os estrangeiros criaram uma primeira versão da plataforma, que depois teve de ser trazida para desenvolvimento no Brasil e passar por adequações legais para seguir as regras de governança brasileiras. No momento, o casal está conversando com diversos grupos de investidores para receber seu primeiro aporte e planejando o lançamento do serviço na cidade do Rio de Janeiro.

FONTE: revistapegn

Nenhum comentário:

Postar um comentário