segunda-feira, junho 3

OS 7 PRINCIPAIS FORMATOS DE PUBLICIDADE EM REDES SOCIAIS: SAIBA QUANDO E COMO USÁ-LOS


Dos cerca de 77 milhões de internautas brasileiros, 60% estão nas redes sociais – um nicho e tanto a ser explorado. Antigamente, fazer propaganda para essa quantidade de pessoas era uma missão complicada e cara. As novas mídias, no entanto, trouxeram alternativas para todos os portes de empresas, facilitando o contato direto com o seu público-alvo.
O que grandes e pequenos empresários devem ter em mente é que velocidade, transparência e, principalmente, criatividade são fundamentais para uma campanha de sucesso nas plataformas sociais.  "Hoje não funciona mais o sistema do 'maior comendo o menor', mas sim o do mais rápido. Quem é lento fica para trás", diz Gil Giardelli, especialista em mídias digitais e sócio-diretor da agência digital Gaia Creative.

Tendo em vista a diversidade de opções de publicidades pagas nas redes sociais, a DINHEIRO listou as sete principais, levantou seus gastos mínimos e contatou profissionais da área para explicar suas particularidades e benefícios. Confira e avalie as melhores opções para a sua empresa:
 
Facebook 
 
Postagem promovida
 
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O Facebook oferece a opção de amplificar o alcance de postagens por meio de pagamentos – quanto maior o dinheiro investido, mais pessoas verão sua mensagem. A rede também questiona detalhes do público-alvo para potencializar a postagem. 
 
O conteúdo deve ser muito bem pensado, pois serão difundidas mensagens boas ou ruins. "Não adianta amplificar qualquer coisa. Deve-se ter um conceito que foi pensado para ser progragado, que tenha potencial de se espalhar organicamente", afirma Patrícia Albuquerque, sócia diretora de conteúdo da agência Espalhe. 
 
Investimento - De acordo com o seu orçamento e meta de alcance. A partir de R$ 1.
 
Páginas patrocinadas
 
Localizada na coluna à direita da página do Facebook, é uma plataforma muito utilizada por possuir um grande alcance e diversas formas de interação – participar, jogar, compartilhar e curtir -, mas ela acaba dividindo espaço com outros anunciantes e engessa um pouco a criatividade da mensagem. "Feita corretamente, com estratégia e táticas apuradas, pode gerar bons resultados ", diz Patrícia. 
 
Investimento - De acordo com o seu orçamento e meta de alcance. A partir de R$ 1.  
 
Youtube
 
Antes de pensar em fazer qualquer tipo de publicidade no YouTube, o empresário deve ter em mente que um bom vídeo é fundamental para o sucesso da divulgação. A propaganda que será veiculada no site deve ser bem produzida para chamar a atenção do usuário. "Se o vídeo for ruim, a ação pode vir até a prejudicar a empresa", afirma Bruno Lencioni, gerente de mídia da Riot.
 
Anúncio no buscador de vídeos
 
A utilização de palavras-chave no vídeo é fundamental para ele ser encontrado no YouTube. O site, para potencializar o número de cliques, também dá a possibilidade de deixar o seu vídeo em formato de anúncio, o deixando localizado acima dos arquivos encontrados na busca convencional.  "O segredo é você escolher bem as palavras-chave para sempre aparecer nas pesquisas relacionadas", diz Gustavo Schmitz, diretor de operações da Agência Riot.
 
Investimento - De acordo com o seu orçamento e meta de alcance. A partir de R$ 1.
 
In-Stream – Propaganda obrigatória antes de um vídeo
 
Sabe aquela propaganda que aparece antes de algum vídeo que você quis ver? Esse formato é chamado de in-Stream. Por obrigar o usuário a assistir à publicidade, existe uma pressão ainda maior para se divulgar uma produção mais criativa. "Muitos usuários não gostam desse formato, pois o vídeo apareceu sem ele o ter escolhido", afirma Lencioni. 
 
Investimento - De acordo com o seu orçamento e meta de alcance. A partir de R$ 1.
  
Produção com páginas de sucesso
 
Fazer uma propaganda com os canais de destaque do YouTube não é algo acessível para uma empresa com pouca verba de publicidade. Vincular sua marca a uma “celebridade da internet” pode sair  tão caro quanto um anúncio na televisão. “É algo interessante para as empresas que têm capital sobrando. É um grande investimento pegar um formador de opinião para falar sobre o seu negócio", diz Schmitz.
 
Investimento - A partir de R$ 30 mil.
 
Twitter 
 
Twitter - internet.jpg
 
Trending Topics promovidos
 
O Twitter classifica os assuntos mais comentados no microblog por meio dos Trending Topics. Percebendo que isso poderia virar uma fonte de receita, a rede social passou a promover termos patrocinados. A empresa que tiver interesse em estar no topo do ranking, no entanto, deverá que desembolsar uma boa quantia para esse fim. O Twitter possui espaços publicitários a partir de US$ 5 mil. "A marca não precisa estar nos Trending Topics para fazer uma boa comunicação no Twitter", afirma Lencioni.
 
Investimento – A partir de US$ 5 mil.
 
Google+
 
A rede social do Google, mesmo com um número de usuários menor em comparação ao Twitter e ao Facebook, possui ligação com o buscador, o que melhora a exposição do conteúdo das empresas que mantiverem uma página no Google+. "Uma página com cerca de três posts por semana é o suficiente para atender a demanda", diz Schmitz.
 
Investimento - É de graça.

FONTE: Istoedinheiro

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