sexta-feira, junho 7

OBJETIVOS DA FUNÇÃO PRODUÇÃO PARA SISTEMAS PRODUTIVOS



Todo sistema produtivo deve trabalhar de acordo com uma estratégia de operações bem definida. Estratégia de operações significa a que mercados queremos atender e como nos estruturar em termos produtivos para atender a esses mercados, essa integração entre estratégia e operações é fundamental para as empresas terem mais chances de sucesso. Hoje vamos conhecer os 5 objetivos da função produção e ver alguns exemplos. Já apresentamos aqui no blog a importância da Estratégia de Operações, é interessante ler antes de continuar. Convém também ler o post sobre as estratégias competitivas genéricas de Michael Porter.

Os objetivos da função produção

Os cinco objetivos da função são: Qualidade, Confiabilidade, Flexibilidade, Rapidez e Custo.

Esses objetivos podem criar conflitos que chamamos trade-offs, por isso é importante analisar bem o público alvo da operação produtiva e definir quais são os principais objetivos da função produção que devem ser explorados, assim as chances de sucesso serão maiores. Vamos ver cada um desses objetivos abaixo.

Qualidade

Significa entregar um produto dentro das especificações, com cortesia e com a menor variabilidade possível. Imagine a importância desse objetivo na indústria aeroespacial.

Exemplos:

  • Bom atendimento aos pacientes de um hospital;
  • Parafusos com diâmetros em intervalos bem precisos;
  • Computadores com alto desempenho de processamento de dados;
  • Em geral indústrias automobilísticas competem de acordo com a qualidade de seus produtos.

Confiabilidade

Refere-se a capacidade de um sistema produtivo fornecer confiança nas entregas e na prestação do serviço.

Exemplos

  • Uma empresa que entrega matérias-primas sempre dentro do prazo acordado;
  • Uma companhia de ônibus que cumpre os horários estabelecidos;
  • Um carro que sempre dura o prazo definido no manual sem problemas mecânicos inesperados;
  • Na Fórmula 1 a confiabilidade é importantíssima, de nada adianta um carro liderar várias voltas se não for capaz de ganhar corridas.

Flexibilidade

Quanto mais um sistema produtivo puder variar a quantidade e variedade produzida podemos dizer que ele está sendo mais flexível.

Exemplos
  • Uma empresa que só fornece chocolate preto é menos flexível que uma que fornece chocolate branco e preto;
  • Uma empresa que faz carros de apenas uma cor é menos flexível que outra que faz carros de várias cores;
  • Uma empresa que só consegue fechar contratos de entregas mínimas de 1000 unidades é menos flexível do que outra que opera a qualquer tamanho de contrato.
  • O mix de produtos pode ser um bom indicador para flexibilidade de uma organização

Rapidez

Em alguns casos um sistema produtivo deve ser o mais rápido possível para ser competitivo. Veja o exemplo da Fedex e das companhias aéreas.

Exemplos
  • Quando um cliente opta por voar ao invés de ir de ônibus mesmo que pague mais por isso ele está optando pela rapidez;
  • Quando um cliente contrata uma transportadora de entregas rápidas ao invés de uma tradicional ele está abrindo mão do custo pela rapidez;
  • Rapidez de uma fábrica de chips de computador pode ser medido pelo lead time de fabricação.
Custo

Em geral todas as operações devem ter o menor custo possível, porém acho que agora você já pode perceber que em certos casos clientes abrem mão do custo por outros objetivos como por exemplo a qualidade ou a rapidez.

Exemplos
  • Supermercados competem, em geral, por preços;
  • Produtores e comercializadores de commodities e produtos de baixo valor agregado devem se orientar pela ótica dos custos.
Em geral sistemas produtivos vão precisar atingir a todos esses objetivos, mas isso será um exemplo claro de trade-off. Por isso, cabe ao gestor de operações definir a melhor estratégia de operações para atender ao seu público alvo e isso inclui utilizar bem os cinco objetivos da função produção.

FONTE: estrategiaenegocios


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